Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2018
Tempo
30º
MIN 29º MÁX 31º

Edição

Hoje é Dia da Poesia. Há leituras, conferências, música e exposições

O Dia Mundial da Poesia assinala-se hoje por todo o país com leituras, conferências, concertos, exposições, lançamento de discos e até com a inauguração de uma feira do Livro da Poesia.

Hoje é Dia da Poesia. Há leituras, conferências, música e exposições
Notícias ao Minuto

06:02 - 21/03/18 por Lusa

Cultura Efeméride

Na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, diferentes leituras, em português e crioulo de Cabo Verde, do poema 'A Tabacaria', escrito há 90 anos por Álvaro de Campos, vão estar no centro das celebrações do Dia Mundial da Poesia.

Por seu lado, o Centro Cultural de Belém (CCB), também em Lisboa, vai assinalar este dia -- que só celebra no dia 24 - com sete programas e intervenções dedicados à obra de Natália Correia, ao passo que o Museu da Música será palco de um ciclo de conferências ilustradas por leitura de poemas, intitulado 'Poesia no Museu [da Música]' e organizado por Helena Miranda e Tomás castro.

Ainda no CCB, decorre uma sessão de leituras, organizada pela Casa da América Latina, de poemas de Claribel Alegría (Nicarágua/El Salvador) e do escritor hispano-colombiano António María Flórez, que estará presente, como convidado especial.

No porto de Leixões, o dia vai ser celebrado com a inauguração de uma nova barreira de contentores (para diminuir o impacto visual, o ruído e a poeira resultantes da atividade portuária), com imagens gráficas de Francisco Providência e cinco poemas da antologia 'Mar', de Sophia de Mello Breyner, que se juntam à barreira já existente, com a 'Ode Marítima', de Álvaro de Campos.

A Livraria Lello, no Porto, abre portas ao público, para ouvir Pedro Abrunhosa e João Luís Barreto Guimarães discorrer sobre os limites entre a poesia e a música, havendo lugar para um concerto falado ou a uma conversa musical, acompanhada ao piano.

Outra das iniciativas previstas para este dia é o lançamento de um disco inédito de David Mourão-Ferreira, a inaugurar uma coleção de CD, que revisita e renova a discografia editada no século XX, com poetas a lerem os seus poemas.

No Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, a Lisbon Poetry Orchestra apresenta um espetáculo que assinala a data de edição, pela Abysmo, de um livro com poemas de uma nova geração de autores e ilustrações de Daniel Moreira, e dois CD, um com 15 poemas declamados e outro com 'música para sessões privadas de poesia'.

No jardim da Parada, será inaugurada a Feira do Livro da Poesia, sob o tema 'De Pessoa a Llansol', uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Casa Fernando Pessoa, Livraria Ler e Espaço Llansol, que decorre até dia 25.

O Dia Mundial da Poesia vai ser assinalado em Loures com a entrega do Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho 2017/2018 na modalidade de jovens talentos de poesia.

No centro histórico de Oeiras, vai decorrer uma maratona de poesia, com mini-tertúlias, a decorrer em diversos espaços públicos, tendo por objetivo comemorar o dia da poesia, mas também o dia da árvore e da floresta e o início da primavera.

Em Odemira, decorre a iniciativa 'Mês da Poesia', com sessões de leitura que abordam diversos estilos e estéticas, através da escolha de diferentes poetas e poemas portugueses.

A Fundação INATEL homenageia o escritor Miguel Torga com a iniciativa 'Poesia em Torga' que decorre entre hoje e quinta-feira, em Sabrosa e Vila Real, e vai juntar músicos, atores e estudantes.

Entre várias outras iniciativas pelo país, as comemorações do dia da poesia passam também por Pinhel, onde haverá um recital itinerante que inclui a declamação de composições poéticas pelas ruas, por Viana do Alentejo, que comemora com um sarau de poesia e música, e por Silves, com leituras de poemas em espaços e edifícios públicos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório