Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Porto recebe obra de arte sonora de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais

O pavilhão de exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto inaugura, no sábado, uma instalação que combina uma infraestrutura metálica com computador e monitores de áudio a emitir sons, numa "obra de arte sonora".

Porto recebe obra de arte sonora de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais
Notícias ao Minuto

20:05 - 20/03/18 por Lusa

Cultura Faculdade

"Anotações Sonoras: Espaço, Pausa, Repetição" é o nome da mostra, da autoria de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, que vai estar patente ao público até dia 30 de junho, no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Esta é a primeira vez que aquela sala de exposições apresenta uma obra de arte sonora, em que "um único elemento no espaço define uma área de audição envolvida por múltiplas fontes sonoras", explica a organização.

"Partindo de uma relação com a arquitetura, monitores áudio, pavimento revestido, luz, fragrância e um volume metálico suspenso, criam uma infraestrutura que é habitada por três composições para computador e monitores áudio", segundo o comunicado da faculdade de belas artes.

Com esta composição, cria-se "um espaço para experienciar, para sentar e para explorar. Um espaço para cada peça sonora evoluir e ser ativada", acrescenta.

Tudela e Carvalhais estiveram entre os fundadores da editora Crónica, em 2003, que tem publicado música experimental e arte sonora ao longo dos últimos 15 anos.

A instalação agora apresentada ao público pretende também comemorar este aniversário, tendo sido desenvolvida a partir de contribuições de vários artistas ligados à editora.

Estas contribuições foram selecionadas e editadas por Tudela e Carvalhais e resultaram em "três composições algorítmicas, não lineares e abertas, que os visitantes podem descobrir em múltiplas visitas e através de modos paralelos de escuta".

Pedro Tudela é artista visual e sonoro, professor auxiliar da FBAUP e trabalha em cenografia desde 2003.

Miguel Carvalhais é 'designer' e músico, professor auxiliar na FBAUP e investigador no INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).

Tudela e Carvalhais colaboram desde 2000 no projeto multidisciplinar e de música digital @c.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório