Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
22º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Urbano Tavares Rodrigues foi um criador "inspiradíssimo"

O escritor Urbano Tavares Rodrigues, que morreu hoje em Lisboa aos 89 anos, foi um "criador inspiradíssimo e multifacetado" ao longo de 60 anos de carreira e até ao final da vida, afirmou à agência Lusa Jorge Jorge Letria.

Urbano Tavares Rodrigues foi um criador "inspiradíssimo"
Notícias ao Minuto

14:12 - 09/08/13 por Lusa 

Cultura José J. Letria

O autor e presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) lamentou a morte de "um amigo de quase 50 anos", "uma das grandes figuras intelectuais e cívicas portuguesas do século XX e princípio do século XXI, um homem de uma enorme integridade moral e intelectual".

Urbano Tavares Rodrigues, catedrático, antigo jornalista, tradutor e escritor, deixou uma extensa obra de ficção e ensaio, da qual fazem parte "A Noite Roxa", "Os Insubmissos", "Imitação da Felicidade", "O Supremo Interdito", "Nunca Diremos Quem Sois, A Estação Dourada" e o mais recente, "A imensa boca dessa angústia e outras histórias".

Militante do PCP, passou pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Para José Jorge Letria, Urbano Tavares Rodrigues "foi prejudicado por várias coisas, uma delas foi por ser demasiado generoso num meio social e intelectual que que não costuma reagir muito bem à generosidade. Foi sempre um homem generoso, disponível, solidário e isso fez dele uma pessoa demasiado boa".

Apesar dessas características, notou Letria, o escritor foi também "um homem de uma grande inflexibilidade e firmeza de princípios", que deixou uma obra "extensíssima e plurifacetada".

"É talvez o ficcionsita com a obra mais extensa, mas foi também, e isto está um pouco esquecido, um notável ensaísta".

A SPA irá editar ainda este ano um conjunto de textos de Urbano Tavares Rodrigues sobre Aquilino Ribeiro e pretende lançar, em formato de papel ou DVD, uma entrevista de três horas feita por José Jorge Letria ao autor em 2012.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório