Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ensemble Vena Piano Trio em Odemira no 3.º concerto do Terras Sem Sombra

O ensemble Vena Piano Trio, que "está a despertar grande interesse nos palcos europeus", vai atuar no sábado, na vila de Odemira, no Alentejo, no 3.º concerto do Festival Terras Sem Sombra deste ano.

Ensemble Vena Piano Trio em Odemira no 3.º concerto do Terras Sem Sombra
Notícias ao Minuto

12:10 - 13/03/18 por Lusa

Cultura Música

O concerto "De corpo e alma: Obras de Carrapatoso, Kodály, Hubay e Chopin" vai decorrer a partir das 21:30, no Cineteatro Camacho Costa, na vila de Odemira, no distrito de Beja.

Segundo a organização do festival, o ensemble vai interpretar peças de quatro compositores, nomeadamente do português Eurico Carrapatoso e de três "mestres dos séculos XIX e XX": os húngaros Zoltán Kodály e Jenö Hubay e do polonês-francês Fryderyk Chopin.

Formado em 2015, em Budapeste, na Hungria, o ensemble Vena Piano Trio, que "está a despertar grande interesse nos palcos europeus", reúne a pianista portuguesa Andrea Fernandes, a violinista húngara Erzsebet Hutas e a violoncelista polaca Kamila S?odkowska, três artistas formadas "ao mais alto nível" na Academia de Música Franz Liszt, situada naquela cidade, indica a organização.

Além do concerto, a passagem do festival deste ano por Odemira, no âmbito do seu programa de património e biodiversidade, vai incluir uma visita a um moinho de vento do sítio dos "moinhos juntos", no sábado, e uma ação de salvaguarda da biodiversidade, no domingo.

Segundo a organização, a visita ao moinho, que foi recuperado pela Câmara de Odemira e está capaz de moer, vai decorrer no sábado, a partir das 15:00, para dar a conhecer "um património proto industrial digno de atenção e refletir sobre o uso sustentável de energias renováveis, um dos grandes desafios que se colocam à sociedade atual".

A visita vai ser orientada pela antropóloga Ana Tendeiro Gonçalves, pelo historiador António Martins Quaresma e pelo técnico de museus José Matias,

Já a ação de salvaguarda da biodiversidade vai decorrer no domingo, a partir das 10:00, para os participantes descobrirem a geo e a biodiversidade das falésias e dos campos agrícolas e bosquetes do Cabo Sardão, que "representa um habitat de grande interesse para a vida selvagem".

A ação vai ser orientada pela bióloga Rita Balbino, pelo geólogo Carlos Cupeto e pelo historiador António Martins Quaresma.

O 14.º Terras Sem Sombra - Festival do Baixo Alentejo, com o tema "Aproximando o Distante - Tradição e Vanguarda na Música Europeia (Séculos XVI-XXI)", tem a Hungria como país convidado e decorre até 07 de julho em dez concelhos do Alentejo.

O festival, organizado pela associação Pedra Angular, inclui visitas a património, concertos, a maioria em igrejas, e ações de salvaguarda da biodiversidade em Vidigueira, Serpa, Odemira, Mértola, Ferreira do Alentejo, Beja, Elvas, Barrancos, Sines e Santiago do Cacém e a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2018 em Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório