Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

'Words in Sight' de Gillian Hyland no Palácio Galveias

A exposição 'Words in Sight', da fotógrafa irlandesa Gillian Hyland, vai ser inaugurada na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, na próxima quinta-feira, e constitui a primeira mostra individual da artista em Portugal.

'Words in Sight' de Gillian Hyland no Palácio Galveias
Notícias ao Minuto

15:09 - 11/03/18 por Lusa

Cultura Lisboa

Assente em imagens encenadas, marcadas pela teatralidade, retratando narrativas inspiradas em vários poemas que a artista escreveu ao longo da última década, a mostra 'Words in Sight' ('Palavras à vista', em tradução livre) é um projeto de 2014 e constitui a primeira exposição individual temática da fotógrafa, vencedora do Royal Arts Prize, em 2016, no Reino Unido, que se encontra representada na coleção Saatchi de arte contemporânea.

As imagens da mostra captam momentos dramáticos, "ambientes ficcionais, imaginativos e teatrais", que enfatizam o estado emocional das personagens, numa conjugação de cores, símbolos e enquadramento, criando uma "perspetiva nova dos acontecimentos passados da artista", lê-se no texto de apresentação da mostra, curadoria de Francisco Lacerda.

"As histórias ajudam as pessoas a ver a vida através dos olhos de terceiros", diz a artista sobre 'Words in Sight', citada pela apresentação do Palácio Galveias. "Independentemente de a história se passar nos dias de hoje, ou num qualquer passado distante, os fios emocionais comuns mantêm-se idênticos" e "continuarão a ser relevantes", no futuro.

A exposição, que remete para a tradição literária irlandesa e os seus ambientes fantásticos, tem como objetivo narrar uma história para cada acontecimento distinto, representando um "entendimento universal da emoção e da experiência".

Gillian Hyland descreve-se como uma "criadora de imagens e contadora de histórias" que, através da captação da nostalgia, pretende explorar a sociedade e entender os sentimentos e crenças de diferentes culturas, como escreve no seu sítio oficial na Internet.

Hyland nasceu na Irlanda, vive atualmente em Londres, onde trabalha como fotógrafa e "compositora de imagens".

Iniciou a carreira como escritora e fotógrafa de artigos de moda, em revistas irlandesas, passou pela indústria televisiva e, mais tarde, pelo cinema, em que trabalhou como estilista, cenógrafa e diretora de arte. A moda e a publicidade fixaram-na em Londres, em 2007, dedicando-se posteriormente à fotografia como expressão artística.

Hyland venceu o prémio Life Framer - 'A World of Cultures', no Reino Unido, em 2016, o prémio de Arte Carlo Bonatto Minella, de Itália, em 2015, ano em que foi também distinguida por prémios de fotografia no Canadá, Estados Unidos, França, entre outros países.

Em 2014 foi galardoada com os prémios PDN Curator Awards, Gallery Photographica, Ariano International Film Festival, North Valley Art League, e Moscow Internacional Foto.

A série 'Words in Sight', que emparceira com 'Windows into Havana', na página da Saatchi Art dedicada a Gillian Hyland, sintetiza dez anos de trabalho da fotógrafa e já foi exposta em cerca de 60 galerias e museus de mais de uma dezena de países, do Reino Unido e da Irlanda, aos Estados Unidos e à Austrália, França, Grécia ou Itália.

A exposição 'Words in Sight' fica patente no Palácio Galveias de 15 de março a 15 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório