Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

'Ao Teatro' reúne seis companhias em palcos de Alcobaça

'Ao Teatro' é o mote para o grupo Gambuzinos com 1 Pé de Fora levar ao concelho de Alcobaça, entre os dias 10 e 31, seis peças de teatro, duas das quais de companhias internacionais.

'Ao Teatro' reúne seis companhias em palcos de Alcobaça
Notícias ao Minuto

20:30 - 07/03/18 por Lusa

Cultura Alcobaça

A 5.ª edição do 'Ao Teatro' Festival, será este ano marcada pela "participação, pela primeira vez, de duas companhias estrangeiras" e pelo facto de "todas as companhias convidadas serem profissionais", disse hoje José Saramago, coordenador do evento.

Seis espetáculos, repartidos por quatro fins de semana, entre os dias 10 e 31, são a proposta dos Gambuzinos com 1 Pé de Fora, grupo de teatro amador com sede na Benedita, no concelho de Alcobaça.

O festival arranca no dia 10, com a companhia Comuna Teatro de Pesquisa a apresentar, no Cine Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro, a peça 'Crise no Parque Eduardo VII'.

No dia 17, Ángel Fragua sobe ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, com 'Stand Down'.

No dia seguinte, o festival estende-se a Maiorga, outras das freguesias do concelho, desta feita para os Gambuzinos com 1 Pé de Fora apresentarem, no Centro de Bem Estar Social, "(...) e a vida, afinal, é como as orquídeas", peça que, em janeiro, levaram ao Brasil, num intercâmbio com uma companhia daquele país.

A 23, o teatro volta ao Centro Cultural Gonçalves Sapinho para receber a primeira das duas companhias internacionais, a EME2 que apresentará 'A noiva de dom Quixote'. No dia seguinte, no mesmo palco, será a vez da Companhia Do Chapitô mostrar 'ATM - atelier de tempos mortos'.

No último fim de semana de festival, no dia 31, também no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, mostra-se o coletivo de teatro Resta 1, companhia brasileira, que, além de participar no festival, prepara para o mês de abril a apresentação de uma peça conjunta com os anfitriões.

Com um orçamento de 6.500 euros, dos quais 3.500 comparticipados pela Câmara de Alcobaça, o festival 'Ao Teatro' é entendido pela autarquia de Alcobaça como "o festival de teatro do concelho", num "reconhecimento pela importância e dimensão que tem vindo a ganhar", afirmou a vereadora da Cultura, Inês Silva, durante a apresentação do evento, realizada hoje, na Benedita.

O festival movimenta "em média cerca de 200 espetadores" por espetáculo, afirmou José Saramago, para quem se trata de "uma afluência bastante positiva" ao evento, com entradas a cinco euros, para os adultos, e três euros, para as crianças.

O Festival começou em 2014 com o objetivo de levar à Benedita e ao concelho de Alcobaça "espetáculos de teatro, produzidos por companhias profissionais e amadoras", e contribuindo, segundo os organizadores, para "a formação de públicos e de criadores amadores".

Os Gambuzinos com 1 Pé de Fora são uma associação cultural sem fins lucrativos, formada em 2012, a partir do grupo de teatro do Externato Cooperativo da Benedita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório