Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Óscares tiveram as audiências mais baixas da história

Cerca de 26,5 milhões de pessoas assistiram à noite mais importante de Hollywood. Jimmy Kimmel brincou com a duração da cerimónia, que é apontada como um dos motivos para a quebra nas audiências.

Óscares tiveram as audiências mais baixas da história
Notícias ao Minuto

08:40 - 06/03/18 por Fábio Nunes

Cultura Televisão

Os Óscares celebraram 90 anos. A noite não teve grandes surpresas e coroou 'The Shape of Water' ('A Forma da Água') como grande vencedor ao conquistar quatro estatuetas douradas, incluindo a de Melhor Filme. Mas as audiências é que não representam motivos de festa para a Academia.

Segundo a CNN, os Óscares deste ano tiveram as audiências mais baixas da história, com cerca de 26,5 milhões de telespetadores nos Estados Unidos. Uma queda de quase 20% face ao registado na transmissão televisiva do ano passado, que contou com quase 33 milhões de pessoas a assistir.

A edição de 2008, apresentada por Jon Stewart e na qual 'Este País Não É Para Velhos' ganhou o Óscar de Melhor Filme era até agora a que tinha registado audiências mais baixas, com 32 milhões de telespetadores, de acordo com os números da Nielsen.

Jimmy Kimmel, que voltou a apresentar os Óscares este ano, bem brincou com a longa duração do espetáculo e até ofereceu uma mota de água a Mark Bridges, que ganhou o Óscar de Melhor Guarda-Roupa pelo seu trabalho em 'Phantom Thread' ('Linha Fantasma'), por ter feito o discurso de agradecimento mais curto.

A verdade é que a duração é uma das razões apontadas para as baixas audiências. Este ano os Óscares até acabaram um pouco mais cedo do que o habitual, mas ainda assim foram quase quatro horas de cerimónia. A nomeação de filmes que não geraram as maiores receitas no 'box office' é outro dos fatores referidos.

A título de exemplo, 'The Shape of Water' rendeu 57 milhões (pouco mais de 46 milhões de euros) de dólares de receitas nos Estados Unidos. Só no fim de semana de estreia nos Estados Unidos, 'Star Wars: Os Últimos Jedi' fez 220 milhões de dólares (178 milhões de euros) nas bilheteiras.

Os Óscares de 1998 foram os mais assistidos da história, com 55,2 milhões de telespetadores. O ano em que 'Titanic', um dos filmes mais rentáveis de sempre, ganhou a estatueta dourada de Melhor Filme.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório