Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Exposição audiovisual inédita sobre José Saramago arranca hoje

Uma exposição audiovisual com imagens inéditas do escritor José Saramago, captadas pelo cineasta Miguel Gonçalves Mendes durante a gravação do documentário José e Pilar (2010), arranca hoje na cidade brasileira de São Paulo.

Exposição audiovisual inédita sobre José Saramago arranca hoje
Notícias ao Minuto

07:00 - 06/03/18 por Lusa

Cultura São Paulo

Chamada 'Saramago - os pontos e a vista', a mostra traz reflexões do consagrado escritor português sobre si mesmo, a literatura e o mundo em momentos da intimidade até hoje não divulgados.

A presidente da Fundação José Saramago, Pilar Del Río, contou à Lusa que a mostra idealizada pelo curador brasileiro Marcello Dantas tem como foco central momentos da vida de Saramago no período em que ele escreveu o romance "A viagem do Elefante".

"Miguel Gonçalves Mendes foi registando durante vários anos os distintos momentos da vida de José Saramago. Aqui, sobretudo, temos [imagens] de quando ele escrevia o livro 'A Viagem do Elefante' e de todas as circunstancias que ocorreram neste tempo, de vida, de doença e de recuperação", afirmou.

"No Brasil, Marcello Dantas teve a ideia de colocar-se em contacto com Miguel Gonçalves Mendes para recuperar imagens do filme [José e Pilar] e outras ainda não divulgadas para montar a exposição", acrescentou Pilar Del Río, que aparece ao lado de Saramago em alguns dos trabalhos expostos na mostra.

Já o curador, Marcello Dantas, explicou à reportagem que sua intenção era apresentar narrativas audiovisuais com pontos de vista muito pessoais de Saramago, conhecido pelo trabalho de reinvenção da língua portuguesa e também pelo gosto da polémica.

"Ele [Saramago] tinha uma condição de visão muito peculiar. Era uma coisa muito interessante toda a relação dele com a visão. Assim, o material que não foi usado no filme José e Pilar, que é completamente inédito também aqui no Brasil, se tornou a base que nos deu a possibilidade de fazer esta exposição", frisou.

"A exposição é audiovisual, mas também tem objetos. O que ela tem de muito único é o facto de ser uma exposição sobre um autor contada na voz do próprio autor, ou seja, na primeira pessoa", destacou Marcello Dantas.

Entre as peças expostas, inclui-se a cama dos avós de José Saramago, que viajou da sua terra natal, Azinhaga, e sobre a qual ele falou no discurso de aceitação do Prémio Nobel da Literatura, em 1998: "No Inverno, quando o frio da noite apertava ao ponto de a água dos cântaros gelar dentro da casa, iam buscar às pocilgas os bácoros mais débeis e levavam-nos para a sua cama".

Os visitantes também poderão ver o computador usado pelo autor no processo de escrita do romance "Ensaio sobre a Cegueira", adaptado para o cinema pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles.

A exposição 'Saramago - os pontos e a vista' estará patente até dia 03 junho, no Farol Santander, em São Paulo, com entrada livre, e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 09:00 às 19:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório