Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Adriana Molder revela a partir de hoje novas obras em vídeo e pintura

A artista Adriana Molder vai apresentar novos trabalhos em vídeo e pintura, numa exposição que é inaugurada hoje, na Travessa da Ermida, em Lisboa, inspirada num livro sobre os filmes do realizador norte-americano John Ford.

Adriana Molder revela a partir de hoje novas obras em vídeo e pintura
Notícias ao Minuto

10:20 - 03/03/18 por Lusa

Cultura Travessa de Ermida

'Todas as Fotografias do Ford' é o título da exposição, com inauguração prevista para as 17:00, que parte do vídeo a que a artista deu o mesmo nome, de acordo com um comunicado da organização.

O título do vídeo "é uma resposta à natureza agitada e inquietante dum livro sobre os filmes do realizador John Ford", que dirigiu obras como 'Desaparecida', 'Homem Tranquilo' e 'O Vale Era Verde', e contém "todas as fotografias do livro, lançadas umas sobre as outras na direção do espetador, como se de cartas se tratasse", de acordo com o comunicado.

No decorrer das quatro sequências que compõem o vídeo, as fotografias lançadas, ao caírem umas sobre as outras, vão criando inúmeras composições e narrativas entre rostos, paisagens, ações e grupos, descreve o comunicado.

Acompanham o vídeo duas pinturas de grandes dimensões, 'Red Hands [Mãos Vermelhas]' e 'Green Hand [Mão Verde]', construídas a partir de imagens do livro que o inspirou.

A literatura e o cinema têm sido uma constante fonte de inspiração para o trabalho de Adriana Molder, que tem desenvolvido um corpo de trabalho de desenho e pintura, focado essencialmente no retrato, onde predominam os ambientes sombrios fantasmagóricos e cinematográficos.

A artista parte habitualmente de contos ou romances, usando como modelos imagens pré-existentes, na sua maioria do cinema, mas também da história da arte ou dos media.

Nascida em Lisboa, em 1975, Adriana Molder vive e trabalha em Berlim e na capital portuguesa.

Em 2003, recebeu o prémio revelação CELPA/Vieira da Silva e, em 2007, o Herbert Zapp Preis für Junge Kunst (Prémio Jovem Artista).

Expõe regularmente desde 2002, tendo apresentado, entre outras, as exposições individuais 'Jardimdossos', na Carpe Diem, Lisboa (2016), 'The Light in the Heart', na Art Plural Gallery, Singapura (2014), 'A Dama Pé-de-Cabra - Paula Rego e Adriana Molder', na Casa da Histórias, Cascais (2012), 'En la Casa del León', na Galería Oliva Arauna, Madrid (2011).

O seu trabalho está representado em várias coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro, tais como a Coleção Berardo, Coleção António Cachola, Fundação EDP, Fundació Sorigue, em Espanha, ou o Kupferstichkabinett - Staatliche Museen (Gabinete de Gravuras e Desenho do Museu Estatal), em Berlim, na Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório