Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Gonçalo M. Tavares recebe hoje Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

O escritor Gonçalo M. Tavares recebe hoje o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, que lhe foi atribuído pela Universidade de Évora (UÉ) devido à "originalidade da sua obra ficcional e ensaística".

Gonçalo M. Tavares recebe hoje Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018
Notícias ao Minuto

06:59 - 01/03/18 por Lusa

Cultura Escritores

A cerimónia de entrega do galardão, no dia em que se assinala a morte de Vergílio Ferreira, realiza-se, a partir das 17h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo (CES), o principal edifício da UÉ, estando previstas as intervenções do premiado, do júri e da reitora da instituição.

Antes da cerimónia, o escritor Gonçalo M. Tavares participa num encontro literário, que está marcado para as 14h30, na Sala 131 do CES, numa organização do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora.

Nascido em Luanda (Angola), Gonçalo M. Tavares, de 47 anos, é professor de filosofia na Universidade de Lisboa.

O autor já recebeu, entre outros, o Prémio Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, no Brasil, o Prix du meilleur livre étranger, em França (2010), e o Prix Littéraire Européen (2011).

Desde 2001, publica romances, contos e poemas, assim como literatura para a infância e peças de teatro, estando as suas obras publicadas em mais de 50 países.

O júri do Prémio Literário Vergílio Ferreira decidiu atribuir este ano o galardão a Gonçalo M. Tavares pela "originalidade da sua obra ficcional e ensaística, marcada pela construção de mundos que entrecruzam diferentes linguagens e imaginários, afirmando-o como um dos autores de língua portuguesa mais criativos da atualidade".

Presidido pelo professor da UÉ Antonio Sáez Delgado, o júri integrou o escritor João de Melo, a crítica literária Maria da Conceição Caleiro e as professoras Ângela Fernandes e Cláudia Afonso Teixeira.

Instituído em 1996, o galardão distingue, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

Segundo a UÉ, esta edição contou com candidaturas apresentadas por instituições de Portugal, Brasil, Espanha, Itália e Colômbia.

O prémio foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia, Lídia Jorge e João de Melo, tendo sido galardoada na edição de 2017 a escritora Teolinda Gersão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório