Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Jornalista brasileiro apresenta segundo livro sobre 'Sociedade Dividida'

O lançamento do livro do fotojornalista Raphael Lima está marcado para amanhã, 1 de março, na livraria Menina Moça, em Lisboa.

Jornalista brasileiro apresenta segundo livro sobre 'Sociedade Dividida'
Notícias ao Minuto

20:05 - 28/02/18 por Filipa Matias Pereira

Cultura Fotojornalismo

"Um relato pessoal sobre o último grande conflito na Europa no século XX”. Falamos da mais recente obra do fotojornalista Raphael Lima, ‘Sociedade Dividida’, que será lançada já amanhã, 1 de março, na livraria Menina Moça, em Lisboa, pelas 18h30. 

O fotojornalista viajou mais de 3,3 mil quilómetros pela Península Balcânica para testemunhar a desintegração da Jugoslávia. E esta odisseia integra parte do projeto ‘Sociedade Dividida’, criado em 2015 e que já está no seu segundo livro.

A primeira publicação retrata o período em que Raphael Lima testemunhou, in loco, a divisão entre árabes e israelenses na Palestina. O autor “passou pelas ex-repúblicas jugoslavas em busca de histórias que descrevessem o processo de separação do país”, refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Notícias ao MinutoCapa do livro 'Sociedade Dividida'© Raphael Lima

Nas palavras do fotojornalista, “o livro não é e nem pretende ser um livro de História”. Raphael Lima apresenta-se como parte “de uma geração que cresceu com conflitos televisionados. Primeiro a guerra do Golfo, logo em seguida a da Bósnia, depois a do Kosovo. A História, diferentemente do que aconteceu com as guerras mundiais, tinha movimento, tinha voz, e entrava diariamente na nossa casa”, refere. 

E para dar ‘voz’ a uma ‘Sociedade Dividida’, o autor fez as malas e, em março e abril de 2017, viajou pela Sérvia, Bósnia, Croácia, Kosovo, Montenegro e Eslovénia. Passou pelos “principais palcos dos acontecimentos que moldaram o fim da Jugoslávia: Vukovar, Srebrenica, pequenos vilarejos do Kosovo”. E na bagagem trouxe “histórias de pessoas que viveram o conflito de perto”, conta Raphael Lima.

Após a primeira publicação totalmente independente, “o segundo livro começou a ser produzido via financiamento coletivo, pelo site Catarse.me. A publicação ficou a cargo da Ímã Editorial, via Motor, plataforma de edição em rede”, acrescenta o comunicado.

Raphael Lima é um fotojornalista, pós-graduado em Crise e Ação Humanitária, e que atualmente vive em Lisboa. Em 2015, criou o ‘Sociedade Dividida’ - ano em que lançou o primeiro livro do projeto, sobre a Palestina. Desde então, percorre e pesquisa conflitos e disputas de territórios na Irlanda do Norte, no Chipre e na Transnístria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório