Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Obras da Coleção Isabel Vaz Lopes retiradas de museu vão a leilão

Obras dos artistas Pedro Cabrita Reis, Paulo Nozolino, Rui Chafes, entre outros, pertencentes à colecionadora Isabel Vaz Lopes, retiradas do Museu do Chiado, em Lisboa, no ano passado, vão hoje a leilão, pelas 21h00, pela Veritas Art.

Obras da Coleção Isabel Vaz Lopes retiradas de museu vão a leilão
Notícias ao Minuto

07:07 - 28/02/18 por Lusa

Cultura Museu do Chiado

De acordo com a leiloeira, neste leilão dedicado à Arte Moderna e Contemporânea vão estar também, da mesma coleção, obras de José Luís Neto, José Pedro Croft, Alberto Carneiro, Álvaro Lapa e Augusto Alves da Silva.

No ano passado, a colecionadora Isabel Vaz Lopes, alegando motivos pessoais, retirou um conjunto de obras, considerado importante pela direção do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, ali depositadas.

Por proposta do museu, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) acabaria por comprar quatro fotografias, no valor de 35.200 euros, da coleção de Isabel Vaz Lopes, para o acervo daquela instituição.

As obras adquiridas na altura a Isabel Vaz Lopes pela DGPC foram duas peças da série "Shelter", de Augusto Alves da Silva, uma da série sem título, de José Luís Neto, e "Full Moon", de Júlia Ventura.

No leilão da Veritas previsto para hoje, vão ainda ser apresentadas as obras "Cortesão", de Paula Rego, "Picador II", de Júlio Pomar, e "Valbom", de Joana Vasconcelos.

Na pintura moderna, a venda apresenta uma seleção de trabalhos do início do século XX, com Fernand Léger, Sonia Delaunay, Robert Delaunay e Vieira da Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório