De acordo com a leiloeira, neste leilão dedicado à Arte Moderna e Contemporânea vão estar também, da mesma coleção, obras de José Luís Neto, José Pedro Croft, Alberto Carneiro, Álvaro Lapa e Augusto Alves da Silva.
No ano passado, a colecionadora Isabel Vaz Lopes, alegando motivos pessoais, retirou um conjunto de obras, considerado importante pela direção do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, ali depositadas.
Por proposta do museu, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) acabaria por comprar quatro fotografias, no valor de 35.200 euros, da coleção de Isabel Vaz Lopes, para o acervo daquela instituição.
As obras adquiridas na altura a Isabel Vaz Lopes pela DGPC foram duas peças da série "Shelter", de Augusto Alves da Silva, uma da série sem título, de José Luís Neto, e "Full Moon", de Júlia Ventura.
No leilão da Veritas previsto para hoje, vão ainda ser apresentadas as obras "Cortesão", de Paula Rego, "Picador II", de Júlio Pomar, e "Valbom", de Joana Vasconcelos.
Na pintura moderna, a venda apresenta uma seleção de trabalhos do início do século XX, com Fernand Léger, Sonia Delaunay, Robert Delaunay e Vieira da Silva.