Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Maratona do desenho vai juntar meia centena de artistas em Gaia

Meia centena de artistas vão desenhar ininterruptamente ao longo de 48 horas numa iniciativa marcada para março e integrada no programa da Onda Bienal de Vila Nova de Gaia, indicou hoje a organização.

Maratona do desenho vai juntar meia centena de artistas em Gaia
Notícias ao Minuto

18:28 - 27/02/18 por Lusa

Cultura Organização

O objetivo é "sensibilizar artistas e público para a manutenção do desenho à mão", referiu à agência Lusa o coordenador do projeto, Agostinho Santos, que é presidente da Cooperativa Cultural Artistas de Gaia, entidade que organiza a Onda Bienal com o apoio da Câmara Municipal local.

A iniciativa chama-se "48 horas a desenhar - Maratona do Desenho" e está agendada para 16, 17 e 18 de março, na Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, tendo início às 12:00 de sexta-feira e fim às 12:00 de domingo.

"É uma maratona inédita. Hoje com os computadores e as tecnologias há programas específicos [para desenho]. Mas queremos reavivar a memória do desenho à mão e mostrar a importância da manutenção desta técnica", descreveu Agostinho Santos.

Estão convidados cerca de 50 artistas de todo o país que estarão divididos em turnos, recreando uma espécie de fábrica do desenho.

"Vamos ser uma espécie de operários do desenho. Vão existir turnos e a ideia é não estar sequer um segundo sem desenhar, isto num espaço com as portas estão abertas ao público de forma a contribuir para criar um maior diálogo entre o artista e o público", acrescentou o organizador que apresenta esta iniciativa na quarta-feira ao lado da vereadora da Cultura da câmara de Gaia, Paula Carvalhal.

A maratona tem como missão "contribuir para o reforço do desenho nas artes" e "provar que se pode fazer com o lápis desenho atual, desenho contemporâneo", vincou Agostinho Santos ao destacar o envolvimento de várias empresas e instituições locais, mas também nacionais, nomeadamente da Viarco, "uma referência no que diz respeito ao lápis, à tradição, mas também à contemporaneidade".

A "48 horas a desenhar - Maratona do Desenho" é uma iniciativa incluída no projeto Onda Bienal, cujo programa para 2018 inclui mais de duas dezenas de atividades com destaque para a exposição "Viagens/Figura" com cerca de 40 desenhos de Siza Vieira, bem como para uma homenagem aos pescadores da Afurada.

"Afirmar Vila Nova de Gaia como cidade de artes", é o objetivo do programa Onda Bienal 2018 que se desenrola ao longo de vários espaços de Gaia com atividades na Biblioteca Municipal, bem como no Gabinete da Bienal, localizado na estação General Torres, ou no Centro Interpretativo da Afurada e na Casa-Museu Teixeira Lopes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório