Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Álbum de Pedro Vaz é um 'Manual de Canções' que compôs para si mesmo

O novo álbum de Pedro Vaz, 'Manual de Canções', é constituído por temas que compôs, como 'O Carteiro', e que optou por não entregar a outros interpretes.

Álbum de Pedro Vaz é um 'Manual de Canções' que compôs para si mesmo
Notícias ao Minuto

10:35 - 26/02/18 por Lusa

Cultura Música

"Decidi fazer o 'Manual de Canções' depois de uma paragem de oito anos na gravação de originais, e já estava com cerca de 50 canções acumuladas, tendo reunido neste CD as que compus, inicialmente, para outros, mas que depois não fui capaz de as entregar, tendo-as guardado mesmo para mim".

Pedro Vaz já tinha lançado no ano passado 'O Carteiro', canção que foi uma pré-apresentação do que seria este álbum, uma homenagem ao avô, que foi carteiro, toda a vida.

O álbum é constituído por 12 canções, todas de autoria de Pedro Vaz, letra e música, exceto 'A Ilha', cuja letra é de Eugénia Ramos.

O CD abre com 'Foge' e inclui 'Foi Sorte ou Foi Azar', que será o 'single' de apresentação do álbum, e ainda os temas 'Cada Dia', 'Fica para Ver' e 'Diz-se', entre outros.

O CD, que musicalmente Pedro Vaz aponta que navega entre os universos musicais do 'rock', da 'pop' e da 'folk', é produzido por si e pelo músico Fred Ferreira, dos Orelha Negra e dos Buraka Som Sistema.

"Fred Ferreira é um amigo e alguém de cuja linguagem musical gosto muito, e fez uma abordagem aos temas totalmente como tinha idealizado", disse Pedro Vaz à Lusa.

Na próxima quinta-feira, Pedro Vaz apresenta o álbum no Teatro Gil Vicente, em Cascais, sua terra natal, nos arredores Lisboa, e, no dia seguinte, o disco é disponibilizado no mercado.

O músico tem agendadas outras apresentações ao vivo, nas lojas FNAC: no dia 03 de março, no Almada Fórum, no dia 09, no Cascais Shopping, e, no dia 18, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Neste CD, Pedro Vaz (voz, baixo e guitarras) contou com a participação dos músicos Fred Pinto Ferreira, bateria e percussão, Ricardo Riquier Sousa, Nuno Oliveira e Zé Nando Pimenta, no baixo, Marco Nunes e Marco Reis, nas guitarras, João Rato, nos pianos e teclados, e Gonçalo Santuns, na bateria.

Pedro Vaz, 41 anos, iniciou-se na música na adolescência, tendo feito o percurso dos bares, e editou o primeiro álbum solo, 'Tudo que Acontece', em 2009.

"Entre 'Tudo que Acontece' e este novo álbum de originais, estive sempre a fazer coisas relacionadas com música, seja na composição ou produção musical, e todas estas experiências se refletem em 'Manual de Canções'", declarou o músico.

'Impossível Ter', 'Tudo é Longe', 'O Carteiro', 'Só Quero Ser Eu' e 'Se Um Dia' são outros temas do álbum.

Depois do primeiro CD em nome próprio, em 2010 Pedro Vaz concorreu ao Festival RTP com dois temas, e, nesse ano ainda, garantiu as primeiras partes da digressão nacional da dupla Anjos, dos irmãos Sérgio e Nelson Rosado, que totalizou 35 concertos.

Compôs entretanto, para a banda D'ZRT, e para outras bandas da série televisiva 'Morangos com Açúcar', para FF e os 4Taste e em nome próprio assinou canções como 'Preso em Mim', 'É Melhor Assim' e 'O Meu Ponto Final', para bandas sonoras de séries televisivas.

No ano passado, Pedro Vaz começou a trabalhar no 'Manual de Canções'. Compôs dois discos com André Sardet, produziu Os PLIMS, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, e também o CD de Tozé Brito 'Memórias de Amor', editado há uma semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório