Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Óscares: 'The Shape of Water', filme mais nomeado, processado por plágio

‘The Shape of Water’ (‘A Forma da Água’) reúne 13 nomeações para os Óscares, evento que se realizará a 4 de março (na madrugada de domingo para segunda, em Portugal).

Óscares: 'The Shape of Water', filme mais nomeado, processado por plágio
Notícias ao Minuto

19:30 - 23/02/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Cinema

O filme ‘The Shape of Water’ (‘A Forma da Água’) está ser alvo de um processo por plágio, conforme avança a imprensa internacional. A ação foi interposta num tribunal de Los Angeles pela família do escritor Paul Zindel, autor da peça de teatro ‘Let Me Hear You Whisper’, que dizem partilhar demasiadas semelhanças com a longa-metragem de Guillermo del Toro.

A peça em questão, de 1969, conta a história de uma empregada de limpeza que tenta libertar um golfinho de um laboratório dedicado a experiências científicas para tornar animais em armas de guerra. Em ‘The Shape of Water’, a personagem interpretada por Sally Hawkins apaixona-se e tenta libertar um humanóide anfíbio preso num laboratório do mesmo género, onde é estudado para fins militares. As duas premissas têm como pano de fundo a Guerra Fria.

Guillermo del Toro, o realizador de ‘The Shape of Water’, defende a integridade da sua obra, assim como os estúdios Fox Searchlight. “Nunca li nem vi a peça. Nunca ouvi falar desta peça antes de fazer ‘The Shape of Water’, e nenhum dos meus colaboradores alguma vez a mencionou”, adiantou del Toro, conforme cita o site Deadline.

O realizador, assim como os estúdios, destacam porém a altura em que surgem estas acusações. “Custa-me digerir o ‘timing’ destas acusações. O que está aqui a acontecer é bastante claro. Para mim até é um alívio que este assunto seja retirado do plano da opinião para o plano dos factos e da justiça”, acrescentou o realizador.

Recorde-se que ‘The Shape of Water’ é precisamente o filme que reúne mais nomeações aos Óscares, com 13 indicações, incluindo a maior parte das categorias principais. O filme de Guillermo del Toro tem-se destacado entre as entregas de prémios, onde se incluem dois Globos de Ouro (Melhor Realizador, Melhor Banda Sonora Original) e três prémios BAFTA.

Eis todos os nomeados para a 90.ª cerimónia dos Óscares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório