Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Diminuíram protagonistas femininas nos filmes mais vistos de Hollywood

O número de protagonistas femininas nos 100 filmes com maior sucesso de bilheteira em 2017 nos Estados Unidos caiu cinco pontos percentuais face ao ano anterior, segundo um estudo da Universidade Estadual de San Diego.

Diminuíram protagonistas femininas nos filmes mais vistos de Hollywood
Notícias ao Minuto

16:43 - 23/02/18 por Lusa

Cultura Cinema

No anuário 'It's a Man (Celluloid) World', publicado pelo Centro de Estudos das Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego, pode ler-se que, em 2017, apenas 24% das protagonistas foram mulheres.

Em geral, era duas vezes mais provável que um espectador de cinema visse um homem no ecrã de cinema do que uma mulher, segundo o estudo.

"As mulheres representaram 34% de todas as personagens com falas, um aumento de dois pontos percentuais face a 2016", segundo o comunicado do centro.

O estudo foi feito através da análise de conteúdo de 2.361 personagens nos 100 filmes com maior receita de bilheteira em 2017 nos Estados Unidos.

A diretora executiva do centro, Martha Lauzen, sublinhou que "os números não refletem, para já, uma mudança maciça na indústria cinematográfica".

Desde 2002, o ano a partir do qual o estudo tem vindo a ser conduzido, foram analisadas mais de 16.000 personagens inseridas em, aproximadamente, 700 filmes, mas os números adquirem uma maior dimensão à luz das recentes denúncias de assédio e abuso sexual em Hollywood.

Nas várias cerimónias de prémios de cinema tem havido manifestações de apoio aos direitos das mulheres e pela defesa da igualdade de oportunidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório