Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Antológica com 30 anos da obra de Paulo Quintas inaugurada hoje

Uma exposição antológica da obra de Paulo Quintas, que mostra as técnicas e formas como tem "construído a pintura", sobretudo abstrata, ao longo dos últimos 30 anos, vai ser inaugurada hoje, às 18:00, na Cordoaria, em Lisboa.

Antológica com 30 anos da obra de Paulo Quintas inaugurada hoje
Notícias ao Minuto

06:15 - 23/02/18 por Lusa

Cultura Lisboa

"Construo pinturas, não pinto pinturas", comentou o artista, em entrevista à agência Lusa na quarta-feira, numa visita ao espaço, que recebe cerca de uma centena de obras, começando pelos anos 1980.

"Todos os títulos estão errados" é o título desta mostra, com curadoria de Isabel Carlos, revelando uma "total resistência" de Paulo Quintas "à interpretação das obras".

"As obras querem ser olhadas, mas não querem palavras", apontou a curadora sobre o trabalho do artista, de 52 anos, nascido na Ericeira, licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

A mostra começa com alguns trabalhos da adolescência do artista, expostos em 'vitrines', e que mostram logo "um vocabulário de formas", e segue para duas obras da primeira exposição individual, de 1989, continuando, no primeiro e segundo piso, em que as décadas se sucedem, embora obras antigas e recentes tenham sido colocadas pontualmente, lado a lado, por ser "um trabalho recorrente, que funciona por ciclos".

"Paulo Quintas trabalha as formas de maneira radical. Quando uma técnica está quase totalmente dominada, muda a técnica. Tem um vocabulário de formas trabalhadas de maneiras distintas, num trabalho sempre marcado pela experimentação", descreveu à Lusa Isabel Carlos, ex-diretora do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Nas suas várias séries, Quintas tem explorado registos como o Expressionismo Abstrato, a paisagem, a sinalética, o signo, a geometria, através de técnicas muito diversas, "mas sempre trabalhadas de um modo radicalmente experimental e pictórico".

A curadora decidiu convidar o artista para fazer uma antológica, porque considera que "tem vindo a desenvolver, desde o final da década de oitenta, um percurso artístico sólido e radicalmente individual, impermeável a modismos ou tendências diáfanas, e talvez seja por isso que a sua obra não tem tido a visibilidade merecida".

Organizada pelas Galerias Municipais, a exposição é inaugurada hoje, pelas 18h00, na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria.

O catálogo será lançado com o apoio da Fundação Carmona e Costa e da Documenta, no dia 31 de março, às 17h00, com uma conversa entre Paulo Quintas, a curadora Isabel Carlos e a diretora das Galerias Municipais, Sara Matos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório