Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

ARCOmadrid abre hoje com 15 galerias de Portugal e 15 do Brasil

A Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid, que tem o futuro como tema, este ano, começa hoje e continua até domingo, com a participação de 15 galerias de Portugal e outras 15 do Brasil.

ARCOmadrid abre hoje com 15 galerias de Portugal e 15 do Brasil
Notícias ao Minuto

07:10 - 21/02/18 por Lusa

Cultura Feira

O certame, organizado pela Feira de Madrid (IFEMA), irá receber um total de 208 galerias de 29 países, com artistas de todo o mundo.

De acordo com o diretor da feira, Carlos Urroz, a maioria das galerias portuguesas está incluída no programa geral: 3+1 Arte Contemporânea, Vera Cortês, Baginski Galeria/Projectos, Caroline Pagés, Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Bruno Murias, e Pedro Cera, de Lisboa, e, do Porto, Pedro Oliveira, Nuno Centeno e Quadrado Azul, esta última também com sede na capital.

No programa Opening, comissariado por Stefanie Hessler e Ilaria Gianni, centrado em galerias com um máximo de sete anos, também contará com as galerias de Francisco Fino, Madragoa e Pedro Alfacinha, provenientes de Lisboa.

Por seu turno, em Diálogos, cuja seleção ficou a cargo de Maria de Corral, Lorena Martínez de Corral e Catalina Lozano, estará presente a galeria Graça Brandão, de Lisboa.

A esta presença das galerias portuguesas juntar-se-ão galerias de Madrid e de Roma que também têm sede em Lisboa, nomeadamente a Maisterravalbuena e a Monitor, segundo a organização.

O Brasil irá aumentar a sua presença na ARCOmadrid, de 13 galerias, no ano passado, para 15 em 2018. A presença brasileira conta com a Gentil Carioca, Anita Schwartz Galeria de Arte, Athena Contemporânea, Baró Galeria, Casa Triângulo, Cavalo, DAN Galeria, Fortes D´Aloia & Gabriel, Jaqueline Martins, Luciana Brito Galeria, Luisa Strina, Marilia Razuk, Nara Roesler, Raquel Arnaud e Vemelho.

Nas mesmas datas irá decorrer a Art Madrid Feira de Arte Contemporânea, em 13.ª edição, com meia centena de galerias, entre as quais as portuguesas Arte Periférica e Nuno Sacramento, segundo o certame.

Esta mostra multidisciplinar irá decorrer na Galeria de Cristal de Centro Cibeles, com galerias espanholas e estrangeiras que apresentarão propostas artísticas do século XX até à atualidade.

Entre as galerias que participam também constam as portuguesas Art Lounge e Paulo Nunes Arte Contemporânea, de acordo com a informação disponível no sítio 'online' da Art Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório