Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Eduardo Souto de Moura vai ter guia dos projetos construídos em Portugal

O livro 'Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos Portugal', em edição bilingue, que reúne os projetos do arquiteto de norte a sul do país, vai ser lançado na quinta-feira, em Lisboa, pela A+A Books.

Eduardo Souto de Moura vai ter guia dos projetos construídos em Portugal
Notícias ao Minuto

12:24 - 20/02/18 por Lusa

Cultura Livros

De acordo com a editora, a obra, em português e inglês, será lançada pelas 18:30, na Galeria Millennium, em Lisboa, com a presença do arquiteto Eduardo Souto de Moura, ao mesmo tempo que será inaugurada uma exposição de fotografia de Nuno Cera, com as imagens do livro.

A mostra, intitulada 'Poesia Mineral -- Eduardo Souto de Moura por Nuno Cera', completa o trabalho editorial no qual Nuno Cera participa e ficará patente na Galeria Millennium até 19 de maio.

O livro, que terá apresentação pela arquiteta Marta Sequeira, autora do texto, permite uma viagem pela obra construída de Eduardo Souto de Moura, apresentando em pequenas fichas de obra o trabalho do arquiteto, um dos nomes mais destacados da arquitetura portuguesa, através do olhar do artista plástico Nuno Cera, convidado a fotografar todas as obras, e inclui ainda fotografias e desenhos de arquivo.

Trata-se do segundo guia da coleção monográfica de 'Guias de Arquitetura' da editora A+A Books, depois do lançamento do 'Guia de Arquitetura Álvaro Siza. Projetos Construídos Portugal', e é apresentado sobretudo como um livro de consulta.

Os textos de Marta Sequeira são baseados na bibliografia geral sobre Eduardo Souto de Moura, nos seus escritos -- alguns dos quais inéditos --, entrevistas, declarações, conferências, bem como nos documentos produzidos no seu ateliê.

Em janeiro, o Vaticano anunciou que o arquiteto Eduardo Souto de Moura será um dos dez convidados para a conceção do primeiro pavilhão do Vaticano, na Bienal de Arquitetura de Veneza, que decorre de 26 de maio a 25 de novembro, com a criação de uma de dez capelas projetadas por arquitetos de diversas partes do mundo.

Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011 - considerado o Prémio Nobel da arquitetura -, assinou, entre outros projetos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Em 2016 foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), que decorreu em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidades de diversos países", e recebeu em 2017 o Piranesi Prix de Rome 2017, um prémio de carreira atribuído pela Academia Adrianea de Arquitetura e Arqueologia Onlus, em Roma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório