Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Disney em corrida contra o tempo para tentar salvar películas originais

Especialistas foram chamados para tentarem salvar as películas antigas de filmes como ‘A Branca de Neve e os Sete Anões’ e ‘Pinóquio’.

Disney em corrida contra o tempo para tentar salvar películas originais
Notícias ao Minuto

09:40 - 20/02/18 por Fábio Nunes

Cultura Cinema

A Disney está numa corrida contra o tempo para tentar salvar as películas originais de alguns dos seus maiores clássicos. As películas começaram a mostrar sinais de degradação e os responsáveis pelos arquivos da Disney decidiram chamar especialistas para tentarem preservar as importantes películas, refere o Mirror.

As células das películas foram pintadas à mão e retratam algumas das principais personagens do universo Disney, de filmes como ‘A Branca de Neve e os Sete Anões’, de 1937; ‘Pinóquio’, de 1940; ‘Bambi’, de 1942.

“A degradação acontece muito rapidamente e é praticamente desconhecida. Estes são materiais muito novos que não existem assim há tanto tempo para percebermos como vão degradar-se a longo prazo”, disse Tom Lerner, um dos especialistas a quem a Disney recorreu.

Estas películas são bastante valiosas. No ano passado, uma película que mostra a bruxa a dar a maçã envenenada à Branca de Neve foi vendida por 10.500 libras (cerca de 12 mil euros).

As películas estão conservadas na Biblioteca da Disney, em Los Angeles, em cofres com temperaturas controladas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório