Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Poesia completa de Castro Mendes chega às livrarias na quinta-feira

A poesia completa de Luís Filipe de Castro Mendes, revista pelo autor, vai ser publicada pela Assírio & Alvim na quinta-feira, assinalando os 35 anos de carreira literária do poeta, atual ministro da Cultura.

Poesia completa de Castro Mendes chega às livrarias na quinta-feira
Notícias ao Minuto

22:00 - 19/02/18 por Lusa

Cultura Literatura

'Poemas Reunidos' será posteriormente apresentado, no dia 13 de março, pelas 19:00, no Grémio Literário, em Lisboa, pelo jornalista António Guerreiro e pelo poeta Nuno Júdice, autor do prefácio desta edição.

A sessão de apresentação do livro contará ainda com leituras de poemas feitas pelo dramaturgo e crítico Jorge Silva Melo.

No prefácio da obra, um volume com 816 páginas, Nuno Júdice faz uma referência direta ao momento de afirmação literária de Luis Filipe de Castro Mendes, na década de 1980, descrevendo-o e classificando-o no contexto de "uma expressão mais pura do lirismo".

"Ele surge como um dos que prescrevem o que se pode chamar regresso a uma expressão mais pura do lirismo, de que a elegia é um dos modelos, remetendo quer para as Elegias de Rilke, quer para um imaginário associado a uma vivência do mundo que é marcada pela dupla experiência do amor e da morte, reunindo esses contrários num conflito essencial que faz explodir dramaticamente o poema", escreve Nuno Júdice.

Também no mesmo dia, a Assírio & Alvim publica 'Poemas da Antologia Grega', um livro que reúne um conjunto de poemas de vários autores gregos, em versões portuguesas de José Alberto Oliveira, a partir de traduções em inglês.

Os poemas reunidos nesta edição foram selecionados a partir da 'Antologia Grega', também conhecida como 'Antologia Palatina', que colige um conjunto de poemas de vários autores gregos, sobretudo epigramas, escritos entre o século VII a.C. e o século VI d.C.

Esta obra teve as suas origens naquela que foi a primeira antologia conhecida na Grécia, uma recolha de epigramas preparada por Meleagro no século I a.C.

No prefácio a essa recolha, Meleagro descreve a organização dos poemas como uma grinalda de flores, colocadas em conjunto com unidade e propósito, uma "Antologia", palavra que desde então se tornou corrente para designar uma coleção de trabalhos literários, descreve a editora.

O trabalho inicial de Meleagro foi sendo continuado ao longo de séculos, por diversos autores e editores, até chegar a conter mais de 4.000 poemas, incluindo epitáfios e orações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório