Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Estreia espetáculo "altamente político" no Teatro Maria Matos

A Plataforma285 estreia, no dia 22, no teatro Maria Matos, em Lisboa, o espetáculo "You need heart to play this game", nova criação da companhia fundada em 2011, que a define como uma crítica "altamente" política à atualidade.

Estreia espetáculo "altamente político" no Teatro Maria Matos
Notícias ao Minuto

10:10 - 09/02/18 por Lusa

Cultura Plataforma285

Em declarações à agência Lusa, um dos fundadores da Plataforma285, Raimundo Cosme, diz que a peça consiste num espetáculo "altamente político, sobre o sistema em que estamos inseridos, onde não fazemos mais do que repetir palavras, tal como no formato de 'karaoke'", acrescentou.

"You need heart to play this game" é uma peça que "vive num recetáculo fechado prestes a ruir", no qual a "imagem é clara, mas o analógico é invisível aos olhos".

"Frente a uma imagem medíocre, tomo lugar. Sinto o real e isso incomoda-me. Nada mais acontece. O tempo passa. Nós passamos", escreve a Plataforma285 sobre "You need heart to play this game".

A peça integra "um estudo sobre o desenvolvimento de texto para teatro, na atualidade", e prevê ainda a inserção de vídeo, havendo no cenário uma tela de grandes proporções, de oito metros por quatro, que se relaciona com a ação.

"You need heart to play this game" é composta por oito canções, encomendadas a outros tantos músicos portugueses - Jezek & Kurepa, Filipe Sambado, Vai À Praia e As Rainhas do Baile, Nívea-San, DJ Pastilhado, Primeira Dama, Tiago Nunes e Van Ayres - que o coletivo adaptou ao formato de 'karaoke'.

"Repito códigos, revejo letras, 'reolho' imagens", lê-se na apresentação da obra que, ironicamente, em tom de crítica, acrescenta: "Bendita miopia que me trouxeste tanta alegria".

O espetáculo, criado por Raimundo Cosme, Gabriel Barbi, Marta Passadeiras e Tiago Nunes, tem direção artística e interpretação de Raimundo Cosme, e edição de vídeo de Noelle Georg.

Gabriel Barbi também assina a cenografia, e Marta Passadeiras, os figurinos.

"You need heart to play this game" é uma coprodução da Platadforma285 e do Teatro Municipal Maria Matos, onde vai estar em cena de 22 a 25 de fevereiro, de quinta-feira a sábado, às 21:30, e, no domingo, às 18:30.

A companhia de teatro Plataforma285 foi fundada em 2011, em Lisboa, pelos atores Cecília Henriques e Raimundo Cosme, somando criações próprias como "Mimesis Mortalis", "Parece Um Pássaro", "Esa Cosa Llamada Amor", "Timeline", "Leilão", "Feedforward", "Run, Amanda, Run", "Loveable" ou "And yet, it Has Just Began".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório