Meteorologia

  • 21 MAIO 2018
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 23º

Edição

Guitarrista Joaquim Santos Simões vence 1.º prémio de festival espanhol

O guitarrista português Joaquim Santos Simões, de 22 anos, venceu o primeiro prémio do XXXIII Festival Internacional de Guitarra Clássica Andrés Segovia, realizado em finais de janeiro em La Herradura, Espanha.

Guitarrista Joaquim Santos Simões vence 1.º prémio de festival espanhol
Notícias ao Minuto

12:53 - 08/02/18 por Lusa

Cultura Guitarra Clássica

O jovem instrumentista nascido em 1995, em Coimbra, venceu o festival realizado em 27 de janeiro devido ao virtuosismo e à mistura equilibrada de subtileza e força expressiva com que conquistou público e júri, refere uma nota do festival.

Joaquim Santos Simões torna-se, assim, no primeiro português a obter o primeiro prémio neste prestigiado concurso, um ano depois de ter ficado em terceiro lugar.

"Estou muito contente. É uma grande honra para mim, porque Andrés Segovia foi a minha inspiração para começar a estudar guitarra, com a gravação da 'Chaconne', e agora ganhar este prémio é incrível", afirmou, citado em comunicado da organização.

Joaquim Santos Simões iniciou os estudos de guitarra clássica aos 11 anos, na Academia de Música de Espinho, com o professor Ricardo Abreu, tendo recebido várias bolsas de mérito tanto na música como no ensino regular.

Entre os prémios que já conquistou contam-se o de Mérito da Academia de Música de Espinho e o da Junta de Freguesia de Espinho (2009) e o prémio de mérito da Câmara Municipal de Espinho (2010), tendo igualmente conquistado prémios de mérito no ensino regular.

Na sua candidatura ao ensino superior de música, foi admitido na Universidade Robert Schumann, em Dusseldorf, Alemanha, onde está a terminar a licenciatura com o professor e guitarrista Joaquín Clerch.

No decurso dos seus estudos teve a oportunidade de participar em diversas 'masterclasses' com prestigiados guitarristas e professores como Dejan Ivanovic, Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho, Eduardo Fernandez, Rafael Aguirre, Carlo Marchione, Aniello Desiderio, Ricardo Gallen, Marco Tamayo, Judicael Perroy, Jeremy Jouve, Fabio Zanon, Franz Halasz, Hubert Kaeppel, Elena Papendreou e Margarita Escarpa, entre outros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.