Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Miguel Zenón participa no novo disco de César Cardoso

O saxofonista Miguel Zenón, de Porto Rico, quatro vezes nomeado para os Grammys, participa no terceiro disco de originais do português César Cardoso, "Interchange", que é lançado no dia 10 de fevereiro.

Miguel Zenón participa no novo disco de César Cardoso
Notícias ao Minuto

17:35 - 07/02/18 por Lusa

Cultura Saxofonista

A participação do líder dos San Francisco Jazz Collective é a grande novidade do novo disco de César Cardoso, também saxofonista, que além do quarteto em nome próprio integra a banda Desbundixie e dirige a Orquestra Jazz de Leiria.

"Miguel Zenón é alguém muito especial e muito conhecido no meio do jazz. É um saxofonista incrível, uma das minhas referências, apesar de ser saxofone alto", explicou à agência Lusa César Cardoso, que para este disco manteve a formação anterior: Bruno Santos (guitarra), Demian Cabaud (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria).

O contributo do porto-riquenho "trouxe mais energia à banda": "Ele adaptou-se bem ao grupo e contribuiu com essa energia. Tem uma técnica muito característica, que consegue aliar um lado muito melódico a uma noção de tempo e de ritmo incrível. A expressividade dele faz chorar as pedras da calçada", considera César Cardoso.

"Interchange" marca a primeira colaboração do saxofonista de Porto Rico com músicos nacionais, num disco onde César Cardoso assume que os temas são "um bocadinho mais complexos".

"Mas mantive algo que gosto: a questão melódica, para que se consiga perceber um bocadinho e fique na cabeça", explica o músico, que elaborou mais a composição ao nível dos compassos e da distribuição de vozes, "porque [escreveu] para dois sopros".

O alinhamento reflete a diversidade melódica, com "um tema mais rápido, um tema mais lento, um swing, um latino...".

Este terceiro disco de originais em oito anos, depois de "Half step" (2010) e "Bottom shelf" (2015), marca uma "evolução natural": "Nesta gravação senti-me no melhor momento de forma até agora. A participação do Miguel Zenón transmitiu-me uma energia tão grande que saí de lá com uma vontade de tocar e de pensar a música de maneira diferente. Foi uma experiência marcante".

A experiência como maestro da Orquestra Jazz de Leiria e o lançamento do livro "Teoria do Jazz" também se manifestam nas novas composições de "Interchange", nome que vem do inglês "modal interchange", "uma parte teórica do jazz".

O novo disco é lançado no sábado, 10 de fevereiro, e tem apresentações ao vivo agendadas para os dias 05 e 06 de junho, no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, com a participação especial de Miguel Zenón.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório