Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Coreógrafa Mathilde Monnier & Alan Pauls apresentam 'El Baile'

O espetáculo de dança 'El Baile', de Mathilde Monnier & Alan Pauls, onde coexistem os vários períodos da História da Argentina e múltiplas músicas, vai ser apresentado a 17 e 18 de fevereiro na Culturgest, em Lisboa.

Coreógrafa Mathilde Monnier & Alan Pauls apresentam 'El Baile'
Notícias ao Minuto

14:45 - 06/02/18 por Lusa

Cultura Culturgest

De acordo com a organização, o espetáculo vai ser apresentado no grande auditório, às 21:30, no dia 17 de fevereiro, sábado, e às 17:00, a 18 de fevereiro, domingo.

Com coreografia de Mathilde Monnier e conceito da criadora, em conjunto com Alan Pauls, este espetáculo estreou-se no dia 20 de janeiro, no Teatro Municipal Rivoli, no Porto.

"Na Argentina de 'El Baile' passa-se tudo ao mesmo tempo durante todo o tempo. É tudo contemporâneo de tudo. Por isso coexistem músicas clássicas e sons atuais, últimos gritos pop e cantos marciais, canais de rádio e canções infantis, canções pimba e a poesia das zambas", descreve o texto da Culturgest, citando os autores, sobre a coreografia.

A História do país está presente, "mas da forma em que a podemos ver e sentir todos os dias nas ruas argentinas; em ruínas, como uma paisagem composta de todos os destroços que ficaram depois de a História ter explodido".

A obra remete para peças que abordam a mesma temática, como 'Le Bal', de Jean-Claude Penchenat, criada em 1981 com a companhia Théâtre du Campagnol, que esteve em digressão na Europa durante anos.

Também o cineasta Ettore Scola realizou um filme baseado neste projeto, com a mesma companhia de teatro, "O Baile", em 1983.

Os autores comentam ainda, no texto, o que a Argentina passou, num curto período, "por coisas por que outros países não passam nem num século: levantamentos militares, híper inflação, pilhagens, mudança abrupta de governos, crises terminais, ressurreições".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório