Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Espetáculo da Peeping Tom com estreia nacional quinta-feira em Viseu

O Teatro Viriato, em Viseu, será, na quinta-feira, o palco da estreia nacional do espetáculo "Vader", da belga Peeping Tom, considerada uma das mais conceituadas companhias de dança europeias e conhecida por trabalhar o grotesco.

Espetáculo da Peeping Tom com estreia nacional quinta-feira em Viseu
Notícias ao Minuto

13:44 - 06/02/18 por Lusa

Cultura Teatro

Segundo a diretora do Teatro Viriato, Paula Garcia, 'Vader' (que significa pai em flamengo) é o primeiro espetáculo de uma trilogia sobre a família, que inclui também "Moeder" (mãe) e 'Kind' (criança).

'Vader' já ganhou prémios de Melhor Coreografia na Bélgica, na Holanda e em Espanha.

Paula Garcia explicou que a estreia nacional do espetáculo acontecerá em Viseu "por cortesia do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)", que poucos dias depois também o receberá.

"Vão estar dez pessoas residentes em Viseu como figurantes, que vão acompanhar a 'tournée' para Guimarães", acrescentou.

Alice Amaral, Francisco Keil do Amaral, Fernanda Mouga Lopes, Isabel Moura, Jorge Fraga, Julieta Ribeiro, Levi Amaral, Lira Keil do Amaral, Margarida Vaz e Teresa Norberto serão os figurantes.

A companhia Peeping Tom é conhecida "por trabalhar sempre o grotesco", expondo universos "onde a lógica do tempo e do espaço são distorcidos".

De acordo com o Teatro Viriato, esta é "uma característica que, inevitavelmente, faz lembrar o trabalho do realizador David Lynch".

No espetáculo 'Vader', o pai, que é a figura central, vive numa casa de repouso, "onde se entrega às memórias e as transforma em fantasias, alucinações".

"A realidade e a vida quotidiana são adulteradas pela personagem central de forma mordaz, mas também com humor e poesia, nos movimentos que executa", avança o Teatro Viriato.

Durante o espetáculo, o público será "catapultado para um universo íntimo, excêntrico, que questiona a condição humana e as fronteiras entre a sanidade e a loucura", acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório