Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Reedição de 'Rosa-Crucificação' de Henry Miller inicia-se na quinta-feira

O livro 'Sexus', de Henry Miller, a reeditar na próxima quinta-feira, inicia a publicação da trilogia 'Rosa-Crucificação', do escritor norte-americano, na coleção 'Dois Mundos' da chancela Livros do Brasil.

Reedição de 'Rosa-Crucificação' de Henry Miller inicia-se na quinta-feira
Notícias ao Minuto

19:06 - 05/02/18 por Lusa

Cultura Trilogia

O livro 'Sexus' foi publicado pela primeira vez em 1949, em França, e é apresentado como uma autobiografia ficcionada com várias aventuras sexuais, literárias e boémias, vividas por Henry Miller (1891-1980), do bairro nova-iorquino de Brookyn a Paris, na década de 1930.

A obra foi traduzida por Adelino dos Santos Rodrigues, e conta com um prefácio do escritor João Palma Ferreira (1931-1989), no qual afirma que "conceitos como os de originalidade, revelação e sinceridade ecoam de modo particularmente significativo nas 'confissões' de Henry Miller".

Para o autor português, desde as 'Confissões' de Santo Agostinho, e referindo autores como Casanova, Pierre de Laclos, Marquês de Sade e Jean-Jacques Rosseau, "não se nos deparava um caso simultaneamente tão cristalino e ambíguo como o de Henry Miller", que aponta como "um indisciplinador desejoso de que o homem se descubra finalmente, sem reticências e sem pactuações com o indiferentismo meramente formal"

"A eficácia da confissão mede-se por intermédio do papel que nela representa a sinceridade, a própria sinceridade estética. Aceite-se que esta se fundamente no princípio de que a vida imita a arte, mas que essa imitação se opera através da experiência humana e algo se esclarece no íntimo de obra tão colossalmente chocante como 'Sexus'", atesta Palma-Ferreira.

Esta obra circulou clandestinamente durante várias décadas e em várias partes do mundo, tendo sido proibida por imoralidade. Em Portugal, foi publicada por esta coleção da em 1962, que agora se reedita.

Segundo o grupo Porto Editora, ao qual pertence a chancela Livros do Brasil, a decisão de reeditar a trilogia deveu-se ao facto "de há muito estar esgotada no mercado".

A trilogia, que se completa com 'Plexus' e 'Nexus', estará totalmente disponível até finais do próximo ano, segundo a mesma fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório