Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pintora Josefa D'Óbidos inspira próximo livro de Brígida Gallego-Coin

A vida e obra de Josefa D'Óbidos inspiram o próximo livro da escritora Brígida Gallego-Coin, a quarta autora a protagonizar em Óbidos uma residência literária no âmbito do projeto Óbidos Vila Literária da UNESCO.

Pintora Josefa D'Óbidos inspira próximo livro de Brígida Gallego-Coin
Notícias ao Minuto

12:20 - 05/02/18 por Lusa

Cultura Literatura

A escritora natural da cidade espanhola de Granada, que, tal como Óbidos, integra a rede de cidades da literatura da UNESCO, cumpre, até ao dia 15, uma residência literária na vila que servirá de inspiração para a obra que "cruzará várias histórias paralelas", disse a própria à agência Lusa.

Convidada por Celeste Afonso, diretora executiva do projeto Óbidos Cidade Criativa da Literatura, Brígida Gallego--Coin rumou à vila no final de dezembro, determinada "a começar o novo ano no cenário mágico onde vai decorrer o romance".

Passado um mês a "absorver o ambiente" da pequena vila medieval que ao longo dos séculos foi casa de rainhas, foi na "ligação à arte e à pintura" que a escritora e jornalista encontrou o fio condutor daquela que será a sua próxima obra.

Autora de obras históricas, quase sempre com mulheres como protagonistas, Brígida Gallego--Coin encontrou em Josefa D´Óbidos o mote para o romance que "vai passar-se no século XVII", com a pintora e o pai, o pintor Baltazar Gomes Figueira, a "cruzarem-se com outras personagens e histórias da vila".

Josefa de Ayala Figueira, conhecida como Josefa de Óbidos (Sevilha, fevereiro de 1630 - Óbidos, 22 de julho de 1684), foi uma pintora nascida em Espanha que viveu e criou em Portugal.

A pintora foi especialista na pintura de flores, frutas e objetos inanimados, tendo-se dedicado, para além da pintura, à estampa, à gravura, à modelagem do barro e ao desenho de figurinos e de tecidos.

Ainda em fase de pesquisa, a obra de Gallego-Coin será integralmente escrita em Granada e, segundo a escritora, "em tempo recorde, para poder ser lançada aqui em Óbidos, em setembro, durante o festival literário [Folio] ".

Se se cumprirem os objetivos da autora, a obra dará a conhecer "mais uma figura feminina, com imenso valor artístico, e um período da história sobre o qual as pessoas podem não se interessar se contado na vertente apenas históricas, mas que a pode interessar, se escrito de uma forma mais romanceada".

No entanto, a ideia de Brígida Gallego--Coin é também que o livro "crie em quem o lê uma grande vontade vir a Óbidos, de visitar o Museu e ver os quadros de Josefa D'Óbidos e Baltazar Figueira, que queira ver as ruas por onde passaram, olhar para as casas medievais e imaginar as pessoas que ali viveram".

Num cenário ideal, o livro será "editado por uma editora portuguesa" e vai chegar ao público nacional "a quem dirá mais que aos leitores de Espanha", onde a autora conta já com quatro romances históricos e três livros infantis publicados, um dos quais traduzido em inglês.

Brígida Gallego--Coin é jornalista especializada em cultura e moda. Licenciada em Ciência da Informação pela Universidade de Sevilha, é autora das obras "Isabel de Solís, Soraya" (2010), "La perla de Granada" e "Eugenia de Montijo" (2012) e "Juana la loca" (2015), entre outras.

Gallego-Coin é a quarta escritora a realizar uma residência literária em Óbidos, depois dos brasileiros João Paulo Cuenca, Marcela Dantés e José Santos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório