Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sérgio Godinho cantou novo 'Nação Valente' com o 'brilhozinho' de sempre

Sérgio Godinho protagonizou, na sexta-feira, na entrada dos Armazéns do Chiado, um concerto gratuito onde apresentou, pela primeira vez, ‘Nação Valente’, o 18.º álbum de originais do artista português. Veja, na galeria abaixo, as imagens de um concerto onde não só ficámos a conhecer os novos temas, como também viajámos por alguns clássicos.

Notícias ao Minuto

08:35 - 03/02/18 por Pedro Bastos Reis

Cultura Concerto

Aproximava-se a hora para o início do concerto de Sérgio Godinho na entrada principal dos Armazéns do Chiado e a multidão junto ao palco começava a ganhar forma. Entre os fãs do artista português, miúdos e graúdos, e os turistas curiosos que iam perguntando aos presentes do que se tratava aquele aparato à entrada de um dos centros comerciais mais emblemáticos da capital, tudo começava a compor-se para um final de tarde de uma sexta-feira especial.

Pouco depois das 18h30, Sérgio Godinho subiu ao palco, acompanhado pelo sua banda. ‘Noite e Dia’ do novo álbum ‘Nação Valente’, a música que conta a história de quem trabalha “em turnos dia e noite e apenas a saudade por açoite”, foi o tema de abertura, seguido de ‘Grão da Mesma Mó’, música com produção de David Fonseca e que tem tudo para ganhar estatuto de clássico na longa discografia do cantor.

Por esta altura, a Rua Garrett abarrotava de gente e o sorriso estampado na cara de Sérgio Godinho com o público rendido demonstrava a alegria do cantor em estar naquele palco, a apresentar, pela primeira vez ao vivo, os temas de ‘Nação Valente’, lançado no final da semana passada. Foi o próprio a admitir que algumas letras ainda não estavam totalmente na ponta da língua, daí a partitura com as letras no palco. “No Capitólio estarão decoradas, prometo”, desabafou, sorrindo, o cantor, que volta a tocar em Lisboa nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Estava prometido um concerto onde se ia “misturar o muito novo e o antigo”. Depois de duas incursões pelo novo disco, chega o clássico ‘Etelvina’ seguido de ‘Artesanato’, um dos primeiros temas revelados do último álbum.

Notícias ao Minuto'Nação Valente' chegou às lojas portuguesas no passado dia 26 de janeiro © Blas Manuel/Noticias ao Minuto

Conhecido não só pela sua expressão em palco, Sérgio Godinho sempre pautou pela necessidade em transmitir uma mensagem social com as suas músicas. Antes de começar a interpretar ‘Dancemos no Mundo’, dedicou-a a “todos os refugiados e migrantes desde mundo”, numa altura em que milhares de pessoas continuam a sair dos seus países para fugir da guerra.

Regressámos a ‘Nação Valente’, desta feita com ‘Tipo Contrafação’, com uma participação especial das centenas de presentes que ajudaram a cantar a nova música. Seguiu-se 'Delicado', letra e música de Márcia, "uma artista muito inspirada", de quem Sérgio Godinho adaptou a canção.  Depois, uma viagem até 1974, ao álbum ‘À Queima Roupa’ para a emblemática ‘Liberdade’, numa versão bem rock n´roll da “paz, o pão / habitação / saúde, educação”, porque “só há liberdade a sério quando houver / liberdade de mudar e decidir”.

Maravilhado com a beleza da capital, como fez questão de realçar, Sérgio Godinho interpretou a belíssima ‘Lisboa que Amanhece’, antes de se despedir com ‘Até Já, Até Já’, tema que fecha ‘Nação Valente’.

O público queria mais e a música apresentada como despedida do final de tarde foi mesmo um ‘até já’. Poucos segundos depois de sair do palco, Sérgio Godinho e a sua banda regressaram para “dar um brilhozinho” ao público. Toda a gente sorriu com cumplicidade, porque sabia que vinha aí a clássica ‘Com Um Brilhozinho nos Olhos’. Godinho pediu a voz da audiência emprestada, que não hesitou em cantar a plenos pulmões os versos daquela que será, certamente, uma das músicas mais marcantes da longa carreira do cantor. “Hoje soube-me a tanto / hoje soube-me a tanto” fez eco na entrada dos Armazéns.

Mas como ainda sabia a pouco, e mesmo com a banda pronta para abandonar o palco, Sérgio Godinho fez questão de tocar mais um tema. ‘Grão da Mesma Mó’ voltou a ser tocado e assim se fechou uma tarde/noite em que o público lisboeta pôde ouvir pela primeira vez ao vivo alguns dos temas de ‘Nação Valente’, um dos grandes álbuns da carreira de Sérgio Godinho e certamente um dos que figurará na lista de melhores do ano.

Recorde a entrevista de Sérgio Godinho ao Notícias ao Minuto 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório