Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Companhia estreia peça que ajuda a explicar os Lusíadas aos mais jovens

A ASTA - Associação de Teatro e outras Artes, com sede na Covilhã, vai estrear este mês um espetáculo de teatro infantojuvenil que ajuda a explicar os Lusíadas aos mais jovens.

Companhia estreia peça que ajuda a explicar os Lusíadas aos mais jovens
Notícias ao Minuto

09:57 - 02/02/18 por Lusa

Cultura Teatro

Com o nome "Lusíadas - Conferência Animada", este espetáculo integra formas animadas e vídeo, onde, de uma forma divertida, dinâmica e contemporânea, se poderá acompanhar a viagem de Vasco da Gama e da sua armada à Índia.

"Apelando ao mundo das sensações e emoções imediatas do espetador, através do riso e da curiosidade, transformamos este espetáculo teatral num instrumento de aprendizagem e sensibilização", refere a ASTA.

De acordo com a informação, o novo espetáculo desta companhia do distrito de Castelo Branco tem como base as personagens de dois conferencistas, a "Doutora Lusía" e o "Professor Das", que "apresentam uma história com séculos de existência sobre a valentia do povo português na sua odisseia pelos mares nunca antes navegados".

"Esta narrativa divide-se em vários planos. As figuras mitológicas que compõem esta Odisseia com o papel importante de orientaram a navegação portuguesa, através do uso de máscaras", acrescenta a sinopse da peça.

Segundo o referido, "todo o ambiente fantástico desta obra será realizado através da manipulação e animação de formas: marionetas, pequenos barcos e bonecos representando a tripulação e a armada lusitana. Por fim, a utilização do discurso direto com o público, para desta forma levar uma Odisseia de séculos ao entendimento dos jovens dos nossos dias".

"Uma mesa planisfério serve de cenário e animação ao espetáculo, que é acompanhado de imagens e vídeos documentais, explicativos de toda a história dos Lusíadas de Luís Vaz de Camões", é dito.

A primeira apresentação está marcada para quinta-feira às 21h30, na Escola EB 2, 3 do Teixoso, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório