Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

UE de acordo sobre financiamento de Orquestra de Jovens

Os embaixadores dos Estados-membros junto da União Europeia (UE) validaram hoje um acordo sobre o financiamento da Orquestra dos Jovens da UE que, na temporada de 2017, integrou 16 portugueses entre os seus 140 músicos.

UE de acordo sobre financiamento de Orquestra de Jovens
Notícias ao Minuto

15:25 - 31/01/18 por Lusa

Cultura Europa

Com o aval dos representantes dos 28, a orquestra tem financiamento assegurado até final de 2020, no âmbito do programa Europa Criativa.

Como parte do acordo, a orquestra terá que aumentar a sua visibilidade e audiência e apostar numa representação geograficamente mais equilibrada dos músicos, bem como para obter financiamentos que reduzam a sua dependência de financiamento comunitário.

A orquestra, fundada em 1976, recruta jovens músicos em toda a Europa, tendo incluído 16 portugueses na temporada de 2017, sete efetivos e nove na bolsa de reservas.

O programa Europa Criativa - de apoio aos setores culturais e criativos - foi alterado por proposta da Comissão Europeia para dar resposta, no atual Quadro Financeiro Plurianual, às dificuldades de financiamento do agrupamento.

Em 2016, a Orquestra de Jovens da União Europeia anunciou que iria cessar atividades em consequência do previsto fim de financiamento.

As audições para o ingresso na orquestra realizam-se anualmente em cada um dos países da União Europeia, de forma a selecionar 140 jovens músicos.

Aos candidatos selecionados, a orquestra oferece a possibilidade de trabalhar com professores especialistas em instrumento, assim como a oportunidade de tocar em grandes salas de concertos em todo o mundo.

As audições para a orquestra destinam-se a instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão e harpa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório