Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Banda desenhada inspirada em 'O velho e o mar' sai em Portugal

Uma versão em banda desenhada do romance 'O velho e o mar', de Ernest Hemingway, assinada pelo autor francês Thierry Murat, é editada a 8 de fevereiro em Portugal, revelou a Porto Editora.

Banda desenhada inspirada em 'O velho e o mar' sai em Portugal
Notícias ao Minuto

15:04 - 30/01/18 por Lusa

Cultura Literatura

Escrito e desenhado por Thierry Murat, 'O velho e o mar' é uma adaptação livre do romance que Ernest Hemingway escreveu em Cuba em 1951, protagonizado pelo pescador Santiago, numa luta de vários dias em alto mar na apanha de um espadarte.

Ambientada em Havana, a história inclui ainda o jovem aprendiz de Santiago e é ele que, na versão de Murat, vai contando a Ernest Hemingway a brava e inglória história do pescador e do espadarte.

A BD termina com a imagem de Hemingway a escrever o romance.

Entendido como uma parábola sobre a relação entre humanos e a natureza, 'O velho e o mar' valeu ao autor norte-americano o Prémio Pulitzer em 1953 e o Nobel da Literatura em 1954 e o romance é hoje considerado um clássico da literatura do século XX.

Thierry Murat, que nasceu em 1966, publicou 'O velho e o mar' em 2014, juntando-se a outras obras de banda desenhada e ilustração para a infância, como 'Ysoline' e 'Les larmes de l'assassin'.

A Porto Editora volta a publicar banda desenhada, depois de ter lançado em setembro passado a adaptação para BD de 'O diário de Anne Frank', por Ari Folman e David Polonksy.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório