Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Conversa com Álvaro Siza e debate nos últimos dias 'Neighbourhood'

A exposição 'Neighbourhood - Where Álvaro Meets Aldo', que representou Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza 2016, patente em Lisboa, vai receber, na sexta-feira, uma conversa entre Siza Vieira e Roberto Cremascoli, cocurador da exposição.

Conversa com Álvaro Siza e debate nos últimos dias 'Neighbourhood'
Notícias ao Minuto

19:20 - 29/01/18 por Lusa

Cultura Exposição

A mostra, que foi inaugurada a 14 de novembro do ano passado, ficará patente no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, até 11 de fevereiro, e será palco de uma conversa entre o arquiteto e o curador, às 16:00, na Garagem Sul.

O encontro surge para marcar os últimos dias da exposição 'Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo', cuja programação também inclui, no sábado, às 17:00, um debate de encerramento.

O debate conta com a participação dos arquitetos Tiago Mota Saraiva e Ricardo Agarez, moderação de André Tavares, com realização igualmente na Garagem Sul.

Depois de ter sido apresentada na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016, a mostra está patente no CCB em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGArtes), responsável pela organização da representação oficial portuguesa.

O tema central é o trabalho de Álvaro Siza no domínio da habitação social, abarcando os seus projetos em diferentes contextos, nomeadamente no Campo di Marte, em Veneza, o Schlesisches Tor, em Berlim, o Schilderswijk West, em Haia, e o Bairro da Bouça, no Porto.

A exposição documenta igualmente o regresso do arquiteto português - que recebeu o Leão de Ouro de Veneza em 2012 - aos quatro bairros, em 2016, neles confrontando-se com fenómenos como a imigração, a 'guetização', a 'turistificação' e a 'gentrificação' das cidades.

Maquetes, fotografias, textos e cartas fazem parte desta exposição, dividida em três núcleos.

O projeto de loteamento de habitação social que Siza Vieira desenhou há mais de 30 anos para o Campo di Marte, cuja construção ficou incompleta, já foi alvo do lançamento do concurso para a continuação e conclusão da edificação.

Na exposição, é feita uma ligação entre os projetos para a mesma habitação social idealizados por Siza e pelo arquiteto italiano Aldo Rossi, com quem partilhava ideias comuns, nomeadamente quanto às questões da vizinhança cidadã e multicultural.

Álvaro Siza tem vindo a trabalhar estas noções, em contacto, entre outras, com a cultura arquitetónica italiana, e em particular com o legado conceptual e ideológico de Aldo Rossi, cujo ensaio 'A Arquitetura da Cidade' fez 50 anos em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório