Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Casa da Música dedica concerto a obras de compositores portugueses

A Casa da Música, no Porto, recebe, no sábado, um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música dedicado a obras de compositores portugueses ativos na última década.

Casa da Música dedica concerto a obras de compositores portugueses
Notícias ao Minuto

21:30 - 26/01/18 por Lusa

Cultura Porto

A atuação, denominada "Portugal XXI", está marcada para as 18:00 e incide sobre encomendas da Casa da Música e da Câmara de Matosinhos com obras de Clotilde Rosa (1930-2017), Carlos Caires, Isabel Soveral, Pedro Amaral e António Pinho Vargas.

O objetivo foi juntar "cinco dos compositores mais significativos" dos últimos anos em Portugal, explica a Casa da Música em comunicado.

O concerto terá direção do espanhol Pablo Rus Broseta, maestro associado da Orquestra Sinfónica de Seattle, e convidado de vários outros agrupamentos, da sinfónica portuense à Orquestra de Valência e à Sinfónica de Houston.

Além da Sinfónica do Porto, também o violoncelista francês Romain Garioud vai marcar presença no concerto, na estreia mundial de "Anamorfoses" para violoncelo e orquestra, de Isabel Soveral, uma encomenda da Casa da Música e da autarquia matosinhense.

"Anamorphoses IX" continua o ciclo da compositora portuense com o nome, depois da estreia de "Anamorphoses I", para clarinete e eletrónica, em 1993, e trata-se de "uma versão para orquestra de 'Anamorphoses VII'", pode ler-se no sítio oficial de Soveral, na Internet.

A versão para violoncelo e orquestra de câmara estreou-se no Teatro Rivoli, em 2003, por encomenda da Casa da Música, com o Remix Ensemble a interpretar a obra que agora é revisitada para grande orquestra.

Já o Quarteto de Cordas de Matosinhos acompanha a orquestra em "Tríptico", de António Pinho Vargas, outra das encomendas do município. Depois da estreia, em 2009, o compositor reviu a peça e será apresentada uma nova versão.

A Digitópia Collective, grupo residente, vai acompanhar a Sinfónica em "All-in-one expanded", obra de Carlos Caires para orquestra e banda magnética, num programa que também inclui a versão para orquestra de "Deux portraits imaginaires", de Pedro Amaral, e "Paisagem interior", de Clotilde Rosa.

A obra de Rosa, que morreu a 24 de novembro de 2017, foi composta entre 1999 e 2000, por encomenda da Secretaria de Estado da Cultura, e foi estreada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, em maio de 2017.

Já "Deux portriats imaginaires" foi estreada pelo Remix Ensemble Casa da Música a 12 de maio de 2013, antes de o mesmo agrupamento interpretar uma nova versão de Pedro Amaral, em maio de 2017.

Antes do concerto, pelas 17:00, terá lugar uma mesa redonda de entrada livre, no espaço Cibermúsica da Casa da Música, em que Jorge Alexandre Costa modera uma conversa com quatro dos compositores: Carlos Caires, Isabel Soveral, Pedro Amaral e António Pinho Vargas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório