Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

A 'Noite das Ideias' decorre hoje em Lisboa

A iniciativa internacional 'Noite das Ideias', com debates em várias áreas do saber e espetáculos, decorre pela primeira vez hoje, em Lisboa, com a participação de cerca de 30 conferencistas, sob o tema 'A imaginação ao poder'.

A 'Noite das Ideias' decorre hoje em Lisboa
Notícias ao Minuto

06:19 - 25/01/18 por Lusa

Cultura Eventos

O evento, em segunda edição, é coorganizado em Lisboa, pela Fundação Calouste Gulbenkian, onde decorrerá entre as 19:00 e as 00:00, com conferências, concertos e performances de entrada livre em vários espaços da entidade.

Iniciativa do Instituto Francês à escala global, lançada no ano passado, tem por mote uma das palavras de ordem do Maio de 68, para assinalar os 50 anos passados sobre a revolta estudantil que levou à greve geral em França.

A Fundação Calouste Gulbenkian irá receber cerca de 30 intervenientes franceses e portugueses, de variadas disciplinas - política, economia, sociologia, tecnologia, ciência, literatura e artes -, que abordarão, à sua maneira, o tema proposto.

Entre os nomes confirmados, contam-se Eduardo Lourenço, Dominique Wolton, Manuel Aires Mateus, Mónica Bettencourt Dias, José Gil, Paulo Pires do Vale, Eva Baudry e Magalie Lanriot, Ricardo Araújo Pereira, Rui Vieira Nery, Jacques Ferrier, Xavier Veilhan, entre outros.

A partir da frase 'A imaginação ao poder', fórmula com que os manifestantes cobriram as paredes de Paris nos protestos de 1968, serão evocadas as aspirações que os motivaram, meio século depois.

Esta segunda edição vai decorrer em mais de 150 cidades dos diferentes continentes, de Dakar a Los Angeles, passando por Bruxelas, Buenos Aires, Katmandu e Paris.

A exposição 'Do Outro Lado do Espelho', patente na galeria principal do edifício sede, será também integrada no programa, segundo a Gulbenkian.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório