Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Afonso Cruz assina cartaz da 7.ª edição do Festival Literário de Macau

O ilustrador e escritor português Afonso Cruz é o autor da imagem oficial da sétima edição do Festival Literário de Macau, que vai decorrer entre 10 e 25 de março, anunciou hoje a organização.

Afonso Cruz assina cartaz da 7.ª edição do Festival Literário de Macau
Notícias ao Minuto

18:15 - 24/01/18 por Lusa

Cultura Português

Além de dar a conhecer a imagem oficial do festival - Rota das Letras, a organização apresentou mais participações de autores lusófonos e chinêses, numa edição que se destaca a Coreia do Norte, com a presença da dissidente e ativista norte-coreana Hyeonseo Lee, e a autora Suki Kim, que passou seis meses infiltrada no país.

Lee, que fugiu da Coreia do Norte em 1997, com 17 anos, contou a sua vida naquele país e a fuga para o Sul no livro "A mulher com sete nomes", publicado em 2015 em Portugal. "Decidi publicar este livro para alertar a comunidade internacional e aumentar o conhecimento sobre a situação na Coreia do Norte", disse, na altura, à agência Lusa.

"É preciso continuar a exercer pressão sobre o regime norte-coreano e também pressionar a China para acabar com o apoio a Pyongyang, deixando de deter e deportar refugiados norte-coreanos que chegam a território chinês", afirmou sobre a aliança entre Pequim e o regime de Kim Jong-un.

A autora de obras infanto-juvenis Maria Inês Almeida e o historiador e escritor Rui Tavares, ambos de Portugal, juntam-se a Ungulani Ba Ka Khosa de Moçambique em representação da lusofonia, além dos já anunciados Julián Fuks (Brasil) e Ana Margarida de Carvalho (Portugal).

Da China, além de Han Dong e A Yi, nomes que tinham sido anunciados a 11 de janeiro, o festival vai contar com Bao Dongni (China) e Chan Hou Kei (Hong Kong), de acordo com um comunicado da organização.

Pelo edifício do antigo tribunal, em Macau, vão passar também James Church, ex-agente da CIA [serviços secretos norte-americanos] e escritor de romances policiais, e Michael Breen, a viver na península coreana há mais de três décadas.

Na Rota das Letras, festival fundado pelo jornal de Macau em língua portuguesa Ponto Final em 2012, vão também estar a escritora e jornalista espanhola Rosa Montero, o norte-americano Peter Hessler e a chinesa Leslie T. Chang.

O programa completo será apresentado no início do próximo mês, indicou a organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório