Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Margaret Atwood: Recriação de 'A Tempestade' de Shakespeare em fevereiro

Um novo livro da premiada escritora canadiana Margaret Atwood, intitulado 'Semente de Bruxa', que recria 'A Tempestade', de William Shakespeare, chega às livrarias portuguesas no dia 2 de fevereiro, editado pela Bertrand.

Margaret Atwood: Recriação de 'A Tempestade' de Shakespeare em fevereiro
Notícias ao Minuto

14:45 - 24/01/18 por Lusa

Cultura 'Semente de Bruxa'

'Semente de Bruxa' é o quinto título de uma série que tem sido publicada em mais de 30 países para celebrar William Shakespeare, considerado o dramaturgo mais influente do mundo e um dos maiores autores de língua inglesa.

Esta nova obra, com a assinatura de Margaret Atwood, é um "exercício de encanto, vingança e segundas oportunidades, conduzindo-nos a uma viagem interativa, plena de ilusão, surpresa e maravilha", explica a editora.

Em 'Semente de Bruxa', a personagem principal é Felix, que ocupa, no século XXI, o lugar de Próspero, a personagem central em 'A Tempestade'.

A história de 'A Tempestade' passa-se numa ilha remota, para onde Próspero, duque de Milão e mago de amplos poderes, e a sua filha Miranda foram levados à força.

Próspero planeia vingar-se do irmão António, que lhe usurpou a posição de duque e, numa altura em que o sente perto da ilha, provoca uma violenta tempestade que faz naufragar o barco que transportava o irmão.

Na recriação da última peça escrita por Shakespeare, Atwood conta a história de Felix, um diretor artístico ambicioso que vive em profundo isolamento desde que foi traído pelo seu braço direito, que lhe roubou o lugar no teatro.

Félix estava a encenar 'A Tempestade', na qual iria interpretar o papel de Próspero, e planeava, com isso, aumentar a sua reputação, mas acaba por ser traído e a sua peça é cancelada.

Isola-se então numa cabana, onde chora a morte da filha, Miranda, pouco antes de ter sido expulso do cargo que ocupava no teatro, e onde planeia vingar-se de quem o traiu.

Depois de 12 anos no exílio, começa a dar aulas numa escola de teatro de uma prisão e é nessa altura que terá a oportunidade de concretizar o seu plano de vingança.

A propósito do seu livro, Margaret Atwood confessou, num artigo que escreveu no jornal The Guardian, que Shakespeare é o seu autor favorito, ou, pelo menos, é o que responde sempre que alguém lhe faz essa "inevitável pergunta".

Existem algumas boas razões para a escritora dar essa resposta, e ela explica-as: "Primeiro, muito do que sabemos sobre enredos, personagens, palco, fadas e criatividade vem de Shakespeare".

"Em segundo lugar, se nomeamos um escritor vivo, os outros autores vivos ficam furiosos por não serem eles, mas Shakespeare está convenientemente morto", acrescenta.

Margaret Atwood é autora de romances, poesia, contos e ensaios.

Foi reconhecida com vários prémios literários internacionais importantes - Arthur C. Clarke Award (1987), Prémio Man Booker (2000), Prémio Princesa das Astúrias (2008), Prémio PEN Pinter (2016) -- e recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta distinção do seu país.

Muitos de seus poemas são inspirados em contos de fadas europeus e mitologias euro-asiáticas.

Recentemente, a revista Bookseller revelou que Atwood foi a autora que mais livros de ficção vendeu no ano passado, no Reino Unido.

A autora viu ainda os seus romances 'The Handmaid's Tale'(editado em Portugal pela Bertrand) e 'Alias Grace' serem adaptados a séries televisivas, o que impulsionou ainda mais as vendas dos seus livros.

A série  'The Handmaid's Tale'" conquistou oito Emmys, na cerimónia de 17 de setembro de 2017, e foi igualmente distinguida pelos Globos de Ouro, no passado dia 7 deste mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório