Meteorologia

  • 15 AGOSTO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

Teatro da Cerca acolhe 'Ménage à trois' italo-espanhola

O Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, acolhe esta semana a estreia do espetáculo 'Ménage à trois', de uma companhia de teatro ítalo-espanhola que mistura teatro de marionetas e 'commedia dell'arte' para refletir sobre a morte.

Teatro da Cerca acolhe 'Ménage à trois' italo-espanhola
Notícias ao Minuto

14:51 - 22/01/18 por Lusa

Cultura Coimbra

Este será o primeiro espetáculo da recém-criada companhia de teatro Enanas de Lanas, que faz a apresentação na quarta e quinta-feira, às 21:30.

O espetáculo, que conta com três atrizes em palco, cruza o teatro de marionetas e a 'commedia dell'arte' para falar sobre a morte, que é a protagonista da peça, explicou à agência Lusa o encenador, Daniele La Torre, sublinhando que esta morte "não é apenas uma, mas múltipla e que atravessa diversas dimensões".

A história, que não é falada, recorre muito a música, sons, pantomima e onomatopeias, num espetáculo que utiliza bonecos de lã, que partilham o corpo do ator.

"A ideia era uma fusão entre a 'commedia dell'arte' e o teatro do objeto para explorar alguns significados da morte e da relação das pessoas com a morte", vincou Daniele La Torre, considerando que, apesar de a morte estar muito presente no mundo contemporâneo, é "uma morte mentirosa".

Segundo o encenador, "não se entende mais a morte como algo próprio da vida".

A morte, sublinhou, também está muito presente na cultura napolitana, de onde a maioria do grupo é oriundo, sendo que a morte no espetáculo 'Ménage à trois' acaba por se multiplicar em diferentes identidades.

Na peça, a morte encontra um casal de idosos que já não se suportam, Bruno e Adelita, aos quais terá de tirar a vida.

No entanto, assim que a morte entra na casa deles, Adelita "faz tudo para salvar a vida de Bruno, tentando seduzir a morte" para fazer com que esta se esqueça do seu trabalho.

O facto de a estreia ocorrer em Coimbra está relacionada com o facto de uma das atrizes, Angela Severino, estar a fazer Erasmus em Coimbra e ter encontrado no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) abertura para acolher o grupo.

"Estamos muito agradecidos ao Teatro da Cerca e à Escola da Noite pelo cuidado e profissionalismo", contou Angela.

O grupo está em residência artística desde a semana passada e apresenta na quarta e quinta-feira o espetáculo no TCSB, antes de levar a peça até Itália, em fevereiro.

Os bilhetes custam entre 5 a 10 euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.