Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Portugal prevê realizar 1.400 ações culturais no estrangeiro

Portugal, numa parceria entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros e o da Cultura vão reforçar este ano a Ação Cultural Externa (ACE), prevendo-se 1.400 ações em todo mundo, anunciou hoje o ministro da Cultura.

Portugal prevê realizar 1.400 ações culturais no estrangeiro
Notícias ao Minuto

21:30 - 18/01/18 por Lusa

Cultura 2018

A Feira do Livro em Guadalajara, que decorre em finais de novembro próximo, no México, em que Portugal é o país convidado, e a celebração, em junho, como mês de Portugal nos Estados Unidos foram dois eventos destacados pelo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que realçou o reforço, este ano, da presença da cultura portuguesa no mundo.

Na Feira de Guadalajara, que se realiza de 24 de novembro a 02 de dezembro, Portugal irá ocupar um pavilhão de 1.183 metros quadrados, tendo Castro Mendes realçado a importância deste certame para o mercado latino-americano, que comparou à Feira do Livro de Frankfurt, no tocante à compra e venda de direitos de autor.

A comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, nos Estados Unidos, contará com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro, e "haverá à roda disso um conjunto de atividades", disse Castro Mendes, realçando a atividade cultural "muito grande" que existe sempre, em torno das comunidades portuguesas.

"Ao levar o melhor da nossa cultura estamos a promover Portugal e, ao promover Portugal, estamos a promover as nossas comunidades", disse Castro Mendes.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, apresentaram hoje a ACE, que visa um trabalho conjunto entre os dois ministérios e aposta na "transversalidade" com outros parceiros governamentais, como o Turismo de Portugal, através do Ministério da Economia.

No sentido deste reforço pretendido pelo Governo, foi constituído o Grupo de Contacto da ACE, coordenado pelos secretários de Estado da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, e do qual fazem parte diferentes organismos das respetivas tutelas.

Referindo-se a este ano, Teresa Ribeiro afirmou que estão previstas 1.400 ações em 81 países, mais seis países que no ano passado.

Para este ano, a secretária de Estado afirmou que será "uma ação em maior escala, mais programas conjuntos e com itinerância e um reforço das parcerias e mecenato".

"A ação cultural é estratégica", disse Castro Mendes, que revelou, em jeito de balanço, números de ações realizadas no ano passado.

Das previstas 1.300 ações culturais externas, em 2017, realizaram-se 1.600, a maioria no continente europeu -- 800 -, seguindo-se África, com 319 ações, e, em terceiro, as Américas, com 250, antes das regiões da Ásia/Oceânia (165) e do Magrebe/Médio Oriente (45).

O ministro realçou, acerca destes números, que expressam o "triângulo geoestratégico, Portugal, Américas, África", e destacou, entre as atividades culturais externas, a estreia no Festival de Avignon de "Sopro", uma encenação de Tiago Rodrigues, que, dado o seu êxito, está previsto fazer parte da programação, este ano, do Teatro da Bastilha, em Paris.

A instalação de José Pedro Croft, na Bienal de Veneza, a participação de Portugal, como país convidado no Festival Eurosonic, na Holanda, no âmbito da promoção da música portuguesa, a presença de Portugal na feira do livro de Madrid e a exposição "Tesouros do Império Português dos séculos XVI-XVIII", com a cedência de mais de 40 peças das coleções nacionais, "no coração político da Rússia", em Moscovo, foram outros eventos de 2017, destacados pelo ministro.

No âmbito dos programas de apoio à edição, tradução e ilustração, o ministro afirmou que, em 2017, foram apoiadas 190 obras: 96, no apoio à tradução, em 31 países; 57 obras, à edição, em 22 países, 19 delas só no Brasil; 37 obras, em 21 países, no apoio à ilustração e à Banda Desenhada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório