Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

'No Rasto da Devoção' mostra escultura de pedra no Convento de Cristo

As salas do Noviciado do Convento de Cristo, em Tomar, recebem, a partir do próximo dia 31, a exposição 'No Rasto da Devoção - Escultura de Pedra no Convento de Cristo, entre os séculos XIV e XVI'.

'No Rasto da Devoção' mostra escultura de pedra no Convento de Cristo
Notícias ao Minuto

11:53 - 18/01/18 por Lusa

Cultura Tomar

A exposição, que estará patente ao público até 27 de julho, resulta de uma parceria entre o Convento de Cristo/Direção Geral do Património Cultural e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, afirma uma nota da direção deste monumento Património da Humanidade.

Partindo do núcleo pétreo das reservas do Convento de Cristo, a exposição centra-se na produção devocional entre os séculos XIV e XVI, "onde é possível captar afinidades do trabalho oficinal desenvolvido entre Coimbra e Tomar", afirma o comunicado.

"No conjunto de peças apresentadas, ressalta a estreita relação entre a produção oficinal e o que então era a prática devocional", afirma a direção do Convento de Cristo.

As peças expostas pertencem ao acervo museológico da União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo (UAMOC), incorporado no Convento de Cristo e objeto, desde 2015, de um "plano de investigação, reunindo várias parcerias pedagógicas e científicas, compreendendo o seu estudo pluridisciplinar e laboratorial", acrescenta.

Além das imagens em pedra do Convento de Cristo, serão dadas a conhecer "relevantes esculturas em pedra provenientes do acervo de diversas instituições, entre as quais Museus Nacionais, Municipais, Diocesano de Santarém e de Igrejas Paroquiais de Tomar".

"Acreditamos que esta exposição abre, certamente, novas e inovadoras abordagens para o conhecimento desta temática pela mão da responsabilidade científica do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, dos importantes contributos de outras instituições como o Instituto Politécnico de Tomar, e o Laboratório HERCULES", afirma a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão.

A exposição estará patente nas Salas do Noviciado, situadas no primeiro piso da fachada oeste do claustro da Micha, destinadas originalmente, duas delas, a dormitório dos noviços e, a terceira, a capela - a capela do Noviciado ou dos Reis Magos, considerada "uma das obras-primas renascentistas portuguesas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório