Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Leiria amplia programa Museu Mais Ativo para levar cultura à idosos

Cinco novos roteiros duplicam o número de destinos do programa Museu Mais Ativo, iniciativa do município de Leiria para levar cultura à população idosa, utente das instituições particularidades de solidariedade social (IPSS).

Leiria amplia programa Museu Mais Ativo para levar cultura à idosos
Notícias ao Minuto

16:47 - 15/01/18 por Lusa

Cultura Roteiros

Ao terceiro ano do programa, passam a nove os roteiros disponibilizados. Além dos espaços culturais municipais, entram na rede do Museu Mais Ativo os museus Escolar de Marrazes, do Casal de Monte Redondo, Etnográfico do Freixial e Casa-Museu João Soares, instalados noutras freguesias do concelho de Leiria.

Também o projeto do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, constituído pela Igreja da Misericórdia e Casa dos Pintores, da responsabilidade do município, poderá ser visitado pela população mais velha.

Estes roteiros juntam-se aos já constituídos pelo Moinho do Papel + Agromuseu D. Julinha, Museu de Leiria + Moinho do Papel, mimo - Museu da Imagem em Movimento e Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho.

"Esta é uma oportunidade de mostrar o nosso património e a nossa identidade junto de um público alvo que merece uma atenção redobrada, a par da população infantil", afirmou hoje o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria.

Para Gonçalo Lopes, o alargamento do programa Museu Mais Ativo permite "aproximar a população sénior à nossa identidade", além de compreender "uma componente social extremamente importante, porque cria relações de amizade e de convívio", garantindo aos utentes das IPSS "um dia diferente e divertido".

Ao longo de 2018, 41 dias vão ser dedicados ao programa, o que corresponde "a um quinto da programação destes espaços".

Ao todo, o município pretende envolver cerca de um milhar de utentes de 25 IPSS do concelho de Leiria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório