Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Joana Vasconcelos preside a júri de concurso de arte em Gaia

O Concurso Internacional de Pintura e Escultura lançado hoje em Vila Nova de Gaia terá como presidente do júri a artista plástica Joana Vasconcelos e como objetivo promover a arte contemporânea e incentivar jovens artistas.

Joana Vasconcelos preside a júri de concurso de arte em Gaia
Notícias ao Minuto

15:27 - 11/01/18 por Lusa

Cultura Iniciativa

"Este tipo de iniciativas dá confiança no início da carreira. Já estive nesse período e sei muito bem que a escassez de concursos é complicada para um jovem artista que precisa de encontrar meios de sobrevivência para a sua prática que não seja só a galeria ou as exposições com os colegas", disse Joana Vasconcelos.

A artista plástica apontou que os concursos são "importantes para que os jovens se profissionalizem e consigam sair do meio mais académico" e adiantou que serão critérios deste novo concurso internacional a originalidade, bem como a adequabilidade ao local ou os fatores culturais, lembrando que as obras vão integrar um hotel em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, território marcado pelo vinho e pela natureza.

O Concurso Internacional de Pintura e Escultura é promovido pela Quinta da Boeira, sendo que as peças selecionadas vão integrar a decoração do Boeira Garden Hotel, um empreendimento de ecoturismo cuja abertura é apontada para março de 2019.

O júri -- que, além de Joana Vasconcelos, integra o professor de Faculdade de Belas Artes Francisco Laranjo, o presidente do conselho de fundadores da Fundação de Serralves, Braga da Cruz, o responsável pelo desenvolvimento da Torre dos Clérigos, o presidente do Instituto do Douro e Porto, Manuel Cabral, a vereadora da Cultura da Câmara de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, bem como o presidente da Cooperativa Cultural Artistas de Gaia, Agostinho Santos - vai atribuir, no total, 45.000 euros aos vencedores, sendo que o primeiro classificado recebe 15.000, o segundo 5.000 e o terceiro 2.500.

No total serão atribuídas seis distinções: três para obras dedicadas à pintura e três para trabalhos de escultura.

O concurso é destinado a artistas de todo o mundo e cada concorrente pode apresentar até dois trabalhos que reflitam a tradição e cultura de Portugal.

O prazo de inscrição no Concurso Internacional de Pintura e Escultura Boeira Garden Hotel termina a 31 de março e as obras deverão ser apresentadas até 01 de junho.

Os promotores desta iniciativa pretendem que os trabalhos fiquem expostos e disponíveis para venda na galeria que integra o projeto de construção do novo hotel e que também terá espaço nos armazéns de vinho do Porto adquiridos recentemente e cuja recuperação estimam que fique pronta em finais de 2019.

A constituição de uma galeria de arte, que deverá ultrapassar os 350 metros quadrados e estará aberta à comunidade local, integra um investimento global que ronda os 38 milhões de euros.

Hoje, na sessão de apresentação da iniciativa, os responsáveis pelo prémio revelaram que convidaram Joana Vasconcelos a produzir uma peça para a zona exterior da Quinta da Boeira, espaço conhecido pelas suas árvores centenárias e que fica na cota alta de Vila Nova de Gaia.

"Estamos esperançados que a Joana crie algo de interessante que venha a atrair mais visitantes", disse um dos proprietários da quinta, Albino Jorge, enquanto a artista plástica confirmou que as conversações estão em curso.

"Este é um bom projeto e haverá, com certeza, muitas formas de participar nele, mas hoje não é sobre mim, é sobre o concurso", disse Joana Vasconcelos à margem da sessão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório