Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Obra de Almada Negreiros inspira programação de companhia de Viana

A vida e obra de Almada Negreiros marca a programação teatral dos primeiros três meses de 2018 da companhia Teatro do Noroeste-Centro Dramático de Viana (CDV), que se associa às comemorações nacionais dos 125 anos do nascimento do artista.

Obra de Almada Negreiros inspira programação de companhia de Viana
Notícias ao Minuto

20:59 - 10/01/18 por Lusa

Cultura CDV

A peça 'Antes de Começar', que vai estar em cena no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, de 20 de fevereiro a 24 de março, será a primeira criação artística que a companhia profissional de Viana do Castelo dedica ao artista português.

Segundo o diretor artístico do Teatro do Noroeste - CDV, Ricardo Simões, que falava em conferência de imprensa para a apresentação da programação do primeiro trimestre, aquele espetáculo "tem já cinco mil inscrições de alunos de escolas do concelho e distrito de Viana do Castelo", bem como "dos distritos vizinhos de Braga e Porto".

A peça, baseada na obra homónima de Almada Negreiros, com encenação de Elisabete Pinto, que "começou a ser trabalhada, em julho do ano passado, com os estabelecimentos de ensino", é a centésima trigésima quarta produção do Teatro do Noroeste - CDV em 26 anos de atividade.

A homenagem à vida e obra de Almada Negreiros inclui ainda, a 24 de março, a apresentação do exercício performativo das três oficinais regulares de teatro que a companhia profissional de Viana do Castelo desenvolve.

'Almada, 125 anos, Negreiro' é a designação do espetáculo que será apresentado pelas oficinas AtivaSénior, AtivaJúnior e Enquanto Navegávamos (composta por ex-trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo-ENVC).

No encontro com os jornalistas, a presidente da direção do Teatro do Noroeste-CDV justificou a apresentação de "apenas três meses" de programação por "ainda aguardar aprovação da candidatura apresentada, em dezembro passado, à Direção Geral das Artes, para os próximos quatro anos".

"Continuamos a aguardar pelo resultado desse pedido de apoio. Entretanto, a atividade da companhia não pode parar. Contamos apenas com o apoio da Câmara Municipal e com as receitas de bilheteira. Somos uma companhia resiliente e determinada em não desistir", frisou Elisabete Pinto.

Em janeiro, no dia 24, às 21h30, o teatro Sá de Miranda recebe a primeira peça de 2018. Trata-se de 'O Fascismo (Aqui!) Nunca Existiu!' da companhia Art'Imagem, da Maia, com texto e encenação de José Leitão.

Em fevereiro, estreia-se, na capital do Alto Minho, o Circuito Ibérico de Artes Cénicas, uma rede de intercâmbios que ligam Portugal e Espanha, composta por 14 companhias de teatro, sete espanholas e outras tantas portuguesas, entre as quais o Teatro do Noroeste.

A estreia está marcada para o dia 3 de fevereiro, às 21h30, com o espetáculo 'Los Últimos Paganos', com encenação de Magda Arenal, pelo Teatro Guirigai, companhia sediada em Los Santos de Maimona, Badajoz.

Em março, estreia o projeto "Portas do Tempo", uma coprodução com a outra companhia profissional do distrito de Viana do Castelo, a Comédias do Minho.

O 'Portas do Tempo', promovido com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, tem a sua primeira apresentação, em Caminha, no dia 10 março, pelas 21h30.

Ainda em março, Teatro do Noroeste faz "a primeira internacionalização de 2018", através do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, levando a três cidades espanholas o espetáculo '24A74 - Salgueiro Maia', monólogo interpretado pelo ator e também diretor artístico da companhia, Ricardo Simões.

Ainda no âmbito daquele intercâmbio luso-espanhol, no dia 17 de março, o Café Concerto do Teatro Sá de Miranda recebe o espetáculo 'Ñaque, ou sobre piolhos e atores', do Cendrev - Centro Dramático de Évora, com encenação e interpretação de José Russo e Jorge Baião, a partir do famoso original de José Sanchis Sinisterra.

O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, será assinalado com o acolhimento do espetáculo 'Crise no Parque Eduardo VII', uma produção da Comuna - Teatro de Pesquisa, companhia lisboeta que celebrou 45 anos em 2017.

O espetáculo tem adaptação e encenação de João Mota, a partir do texto de Herb Gardner e conta com Igor Sampaio e Carlos Paulo nos principais papéis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório