Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Carnaval de Estarreja passa a ter novo percurso e gestão municipal

O Carnaval de Estarreja vai ter um novo percurso e a gestão foi assumida pelo Município, cabendo à Associação do Carnaval articular os grupos e escolas de samba, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

Carnaval de Estarreja passa a ter novo percurso e gestão municipal
Notícias ao Minuto

14:34 - 10/01/18 por Lusa

Cultura Festa

De acordo com a apresentação feita, os desfiles passam a ser realizados no Parque do Antuã e recinto da feira, num percurso em linha reta, e menos demorado.

"O modelo precisava de ser arejado, dotando o Carnaval de um novo palco, porque o percurso era sinuoso, e de novas valências", justificou o presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina.

Com um orçamento de 350 mil euros, o Carnaval passa a ser gerido diretamente pela autarquia, que "deixa de ser mera patrocinadora".

"A Associação do Carnaval de Estarreja continua a ter um importantíssimo papel de organização e articulação dos grupos de folia e escolas de samba", comentou Diamantino Sabina.

Pedro Silva, da Associação do Carnaval, garante haver "total empenho dos grupos para que tudo corra pelo melhor" e destaca a oportunidade que têm de mostrar o seu trabalho de meses no novo espaço da "Fábrica da Fantasia".

"Estamos no top 3 dos carnavais e o que queremos é que as pessoas fiquem satisfeitas", afirmou, referindo-se à qualidade do espetáculo.

Feitas as contas aos anos anteriores, Pedro Silva aponta para cerca de 50 mil visitantes esperados, mas como referiu Diamantino Sabina em prece por bom tempo, "o São Pedro é o fator principal para o sucesso do Carnaval".

O novo percurso terá melhores condições de apresentação para quem desfila e para o público, com o dobro dos lugares de bancada (passam a ser quatro mil), e mais baratos (o preço foi reduzido de dez para oito euros), sendo montadas plataformas elevatórias para quem assiste de pé ter visibilidade.

A duração dos desfiles é limitada a três horas (chegava a demorar cinco horas), em virtude do novo trajeto ser mais curto e da imposição aos grupos de tempos limite.

Nos dias dos grandes corsos vão funcionar quatro parques de estacionamento periféricos, com serviço de 'transfer' gratuito até à zona do desfile e para quem vem de comboio, haverá um bilhete especial de dois euros, em resultado de uma parceria com a CP.

O programa inicia-se dia 03 de fevereiro, com a abertura do "Sítio", e prossegue no dia seguinte com o Carnaval Infantil, que terá 1.400 figurantes a desfilar. Dia 07 realizam-se as marchas luminosas (único evento no percurso antigo), dia 09 o desfile noturno e dias 11 e 13 os Grandes Corsos.

Os reis do Carnaval vão ser "gente da casa": a rainha é Maria Arminda Leite, que já desfila desde a década de 60, e Sérgio Paulo Silva, um "apaixonado pelas marchas luminosas", ligado aos grupos de folia, é o rei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório