Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

'Djon África' compete no Festival de Roterdão

A longa-metragem 'Djon África', a primeira de ficção da dupla portuguesa Filipa Reis e João Miller Guerra, estreia-se este mês no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda, onde estará em competição, foi hoje anunciado.

'Djon África' compete no Festival de Roterdão
Notícias ao Minuto

18:59 - 09/01/18 por Lusa

Cultura Cinema

"Este é o primeiro filme maioritariamente português a integrar a secção Hivos Tiger Competition, a principal competição deste certame, que já galardoou realizadores como Kelly Reichardt ('Old Joy', 2006), Christopher Nolan ('Following', 1999) e Kleber Mendonça Filho ('O Som ao Redor', 2012 - Prémio da Crítica)", refere a produtora Terratreme, num comunicado hoje divulgado.

'Djon África', uma coprodução das portuguesas Terratreme e Uma Pedra no Sapato, da brasileira Desvia e da cabo-verdiana OII, 'acompanha a história de Miguel 'Tibars' Moreira, filho de cabo-verdianos que nasceu e cresceu na periferia de Lisboa e que toda a vida foi criado pela avó'.

"Miguel viaja até Cabo Verde para conhecer as suas raízes e encontrar o pai, que nunca conheceu", descreve a produtora.

Filipa Reis e João Miller Guerra são autores dos filmes 'Fora da Vida', 'Bela Vista', 'Cama de Gato', 'Nada Fazi' e 'Orquestra Geração'. Com Nuno Baptista fizeram ainda o premiado 'Li Ké Terra'.

Miguel Moreira, que interpreta a personagem principal de 'Djon África', participou em 'Li Ké Terra' e 'Fora de Vida'.

Em competição no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que decorre de 24 de janeiro a 04 de fevereiro, estará também a curta-metragem 'Miragem Meus Putos', de Diogo Baldaia.

O filme, que fará em Roterdão a sua estreia internacional, estará em competição na secção de curtas 'Ammodo Tiger'.

'Miragem Meus Putos' venceu, em maio do ano passado, o prémio de melhor curta-metragem portuguesa do 14.º IndieLisboa - Festival de Cinema Independente.

Noutras secções do Festival Internacional de Cinema de Roterdão dedicadas às curtas-metragens, serão exibidas, em estreia mundial, 'Sunstone', da portuguesa Filipa César e do britânico Louis Henderson, na secção 'Bright Short', e, em estreia internacional, 'Tudo o que imagino', de Leonor Noivo, na secção 'Voices Short'.

No que diz respeito às longas-metragens, serão exibidos os filmes portugueses 'A Fábrica de Nada', de Pedro Pinho, e 'Tempo Comum', de Susana Nobre, na secção 'Bright Future', e 'Fátima', de João Canijo, na secção 'Voices'.

Este será um regresso de João Canijo ao Festival de Roterdão, trinta anos depois de aí ter apresentado, na abertura oficial, o primeiro filme, 'Três menos eu', de 1988.

Nesta edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, serão ainda exibidas três coproduções portuguesas: 'O Capitão', de Robert Schwentke, 'Milla', de Valérie Massadian, e 'Zama', de Lucrecia Martel.

A programação completa da 47.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão será apresentada a 17 de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório