Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Peeping Tom estreia coreografia 'Vader', em Viseu, no Teatro Viriato

O Teatro Viriato vai ser palco da estreia nacional do espetáculo 'Vader', da Peeping Tom, considerada uma das mais conceituadas companhias de dança europeias, anunciou hoje a diretora da estrutura cultural de Viseu, Paula Garcia.

Peeping Tom estreia coreografia 'Vader', em Viseu, no Teatro Viriato
Notícias ao Minuto

17:30 - 08/01/18 por Lusa

Cultura Teatro

Durante a conferência de imprensa de apresentação da programação do Teatro Viriato para o próximo trimestre, Paula Garcia explicou que a companhia belga estreia o espetáculo em Viseu, no dia 08 de fevereiro, "por cortesia do Centro Cultural Vila Flor", em Guimarães, que poucos dias depois também o receberá.

"Vão estar dez pessoas residentes em Viseu como figurantes, que vão acompanhar a 'tournée' para Guimarães", acrescentou.

A companhia Peeping Tom é conhecida por trabalhar o grotesco, expondo universos "onde a lógica do tempo e do espaço são distorcidos".

Segundo Paula Garcia, 'Vader' (que significa pai) é o primeiro espetáculo de uma trilogia familiar.

Na área da dança, a responsável destacou também o espetáculo 'Síndrome'", da Companhia Olga Roriz, que propõe "imaginar o que é estar num ambiente pós-guerra".

Será ainda apresentado, pela primeira vez em Portugal, a coreografia de Ivana Muller, 'Partituur' (a 11 de março), que é direcionada para crianças e famílias, acrescentou.

Estreada em 2011, 'Partituur' é apresentada em Viseu, no âmbito da digressão europeia da artista de origem croata, baseada em França.

No que respeita ao teatro, estreia-se, no início de fevereiro, o espetáculo 'Por amor!', de Patrícia Portela, em cocriação com Leonor Barata, que conta com a participação especial de Sónia Baptista e de Thiago Arrais.

Segundo Paula Garcia, o espetáculo tem como tema central o amor, tendo havido a preocupação de perceber "como é que vários escritores agarraram o tema, e juntar toda essa experiência e todos esses textos com um texto da autoria de Patrícia".

A versão integral de 'Um D. João português', de Luís Miguel Cintra (26 e 27 de fevereiro), 'Sopro', de Tiago Rodrigues (02 e 03 de março), que o Teatro Nacional D. Maria II estreou no Festival de Avignon, no ano passado, 'As cidades invisíveis' (15 e 16 de fevereiro), de Alex Cassal, peça estreada no Teatro Maria Matos, e 'Pangeia' (07 e 08 de março), de Tiago Cadete, uma viagem sonora e visual, pelo universo dos irmãos Grimm, criada no âmbito da estrutura artística EIRA, são outras propostas teatrais.

A temporada do Teatro Viriato abre a 19 de janeiro, com uma proposta musical, a apresentação do novo trabalho de Júlio Pereira, intitulado 'Praça do Comércio'.

As propostas musicais prosseguem com o jazz de Ricardo Toscano e de João Paulo Esteves da Silva (a 02 de fevereiro), com a trompetista e compositora Susana Santos Silva (28 de março) e com o rock da banda Mão Morta (17 de março).

A programação do Teatro Viriato inclui ainda o novo circo.

João Paulo Santos regressa a Viseu para interpretar o 'Mundo interior' (a 24 de fevereiro), espetáculo de circo contemporâneo, que resulta de um sonho antigo do dramaturgo e encenador João Garcia Miguel e do ator, vindo do seu trabalho conjunto no Chapitô, em Lisboa.

O espetáculo é inspirado na 'Lenda da Destruição de Kash', de Joseph Campbell, na "Divina Comédia", de Dante, e conta ainda com a voz do ator Miguel Borges.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório