Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Britânico Jon McGregor vence Prémio Literário Costa com' Reservoir 13'

O escritor britânico Jon McGregor venceu o prémio literário Costa 2017 com o romance 'Reservoir 13', enquanto Gail Honeyman foi a vencedora na categoria de romance de estreia, com "Eleanor Oliphant is Completely Fine", já publicado em Portugal.

Britânico Jon McGregor vence Prémio Literário Costa com' Reservoir 13'
Notícias ao Minuto

18:05 - 04/01/18 por Lusa

Cultura Escritores

O anúncio foi feito pela organização do Prémio Literário Costa, que indicou também Helen Dunmore, que morreu em junho de 2017, com 64 anos, como vencedora a título póstumo na categoria de poesia.

O Prémio Costa para melhor biografia foi atribuído a "In the days of rain", de Rebecca Stott, e "The Explorer", de Katherine Rundell, foi considerado o melhor livro infantil.

"Reservoir 13", que também já tinha sido finalista, no ano passado, do Prémio Man Booker, e que ainda não está publicado em Portugal, conta a história de uma adolescente que, durante as férias, no inverno, desaparece nas montanhas, no coração de Inglaterra.

Os cidadãos são chamados a juntarem-se à polícia nas buscas pela rapariga, mas entretanto há trabalho a fazer - vacas precisam de ser mungidas, cercas reparadas, pedras cortadas, cervejas derramadas, camas feitas, sermões escritos e uma pantomima ensaiada -- e as buscas continuam, mas a vida do dia-a-dia também.

O júri considerou este livro "hipnótico, empolgante e original" e afirmou: "Este romance assombroso simplesmente arrasou-nos".

O livro de estreia de Gail Honeyman, "Eleanor Oliphant is Completely Fine", publicado em Portugal pela Porto Editora, com o título "A educação de Eleanor", trata de uma mulher que acredita ter uma vida normal, centrada numa rotina de trabalho, vodca, refeições pré-cozinhadas e conversas telefónicas semanais com a mãe, até ao momento em que conhece um técnico informático, e ambos socorrem um idoso desmaiado, acontecimento que lhe vira a vida ao contrário.

"Eleanor Oliphant é completamente fantástico. Fim.", afirmou o júri fazendo um trocadilho com o título original.

Helen Dunmore venceu o prémio pelo livro de poesia "Inside the wave", sintetizado como uma obra que se centra na linha limite entre os vivos e os mortos, em que estar vivo é estar dentro de uma onda, viajando sempre, até que rebente e desapareça.

Um livro sobre a mortalidade, escrito nas últimas semanas de vida da autora, e que o júri classificou como "um surpreendente conjunto de poemas - uma final, grande conquista".

O livro biográfico "In the days of rain" foi escrito por Rebecca Stott, quando o seu pai, no leito de morte, lhe pediu ajuda para escrever as memórias com as quais lutou durante anos.

Ele queria contar a história da sua família que, durante várias gerações, pertenceu a uma seita fundamentalista cristã, mas de cada vez que chegava a certo ponto, ficava enredado num mato de memórias dolorosas e não conseguia prosseguir.

"Uma vencedora destacada. Ficámos todos completamente agarrados e abismados com aquela vida única e com a forma primorosa como a autora a conta", descreve o júri.

No livro infantil "The Explorer", depois de se despenharem no coração da Amazónia, longe da civilização, quatro amigos veem-se sem comida, água ou hipótese de resgate, mas estão vivos e têm esperança, e enquanto negoceiam a selva, começam a encontrar sinais de que algo ou alguém esteve ali antes deles, e que poderá, afinal, haver uma saída.

O júri considerou esta história "uma leitura gloriosa e uma viagem de maravilha sem tempo, que será apreciada por leitores dos 8 aos 80 anos".

O Costa Book Award é um prémio literário atribuído anualmente a livros escritos em inglês de autores residentes no Grã-Bretanha e na Irlanda e é considerado um dos mais importantes e prestigiantes prémios literários do Reino Unido, tendo sido criado em 1971.

O prémio é aberto a autores que vivem na Grã-Bretanha e na Irlanda.

No ano passado, foi atribuído a Sebastian Barry, por "Days Without End" (publicado em Portugal pela editora Bertrand, com o título "Dias sem fim"), uma história de amor entre dois soldados norte-americanos, passada em 1850.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório