Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Maria Teresa Horta é Sócia Honorária do Real Gabinete Português Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura vai distinguir Maria Teresa Horta com o título de Sócia Honorária desta instituição com 180 anos, disse hoje a escritora à agência Lusa.

Maria Teresa Horta é Sócia Honorária do Real Gabinete Português Leitura
Notícias ao Minuto

21:32 - 03/01/18 por Lusa

Cultura Literatura

"Esta é uma distinção que recebo com muito gosto e muita honra", disse Maria Teresa Horta, realçando que o faz "com muito respeito" pelo Real Gabinete, uma instituição que desde a sua fundação até à atualidade tem feito um percurso "com grande dignidade e honestidade".

A autora de 'As Luzes de Leonor' afirmou que sempre foi "muito bem recebida" no Real Gabinete, onde regressa sempre que visita o Brasil, recordando ainda que, em simultâneo, estão ligados à instituição antepassados seus, "tanto do lado paterno, como materno".

"Receber esta distinção é muito importante para mim, principalmente nesta altura", disse a escritora, que recentemente não aceitou o Prémio Oceanos, atribuído pela fundação brasileira Itaú Cultural.

"Sou livre de receber ou não um prémio", disse a autora de 'Minha Senhora de Mim', justificando que renunciou o prémio, "sobretudo pelo respeito" que deve a si própria e à sua "já longa obra".

A poeta afirmou não compreender como é possível um Grande Prémio Literário apreciar, tanto obras de ensaio, como romance e de poesia, e atribuir quatro prémios.

"Por exemplo, como se pode comparar o romance 'As Ondas', de Virgínia Woolf, com as 'Elegias de Duíno e Os Sonetos a Orfeu', de Rainer Maria Rilke?", questionou a poeta e romancista.

O 1.º lugar do Prémio Oceanos do ano passado foi atribuído ao romance 'Karen', da portuguesa Ana Teresa Pereira, a primeira mulher que foi distinguida com o prémio máximo, nas suas 15 edições.

O brasileiro Silviano Santiago ficou em 2.º lugar, com o romance 'Machado', e, no 3.º, ficou 'Golpe de Teatro', do poeta português Helder Moura Pereira.

A obra 'Anunciações', de Maria Teresa Horta, ficou em 4.º lugar, ex-aequo com o romance 'Simpatia pelo Demónio', do autor brasileiro Bernardo Carvalho.

Maria Teresa Horta fez questão de esclarecer que foi a sua editora que apresentou a obra a concurso e não ela.

Referindo-se ao título honorífico que vai receber, em data ainda não prevista, a autora de "Ambas as Mãos sobre o Corpo" afirmou "foi com gosto" que recebeu a notícia, "pelo belo que representa, desde a sua fundação, a construção, e até aos dias de hoje, o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, que é muito belo, não só esteticamente como na sua prática e no que representa".

"Eu sempre procurei o belo na minha poesia", rematou.

Apresentando-se como 'Catedral da Cultura Portuguesa', o Real Gabinete é uma entidade filantrópica com fins culturais, que inclui uma biblioteca e um centro de estudos, tendo sido fundado a 14 de maio de 1837. Atualmente é presidido por Francisco Gomes da Costa.

A 10 de setembro de 2007, Maria Teresa Horta apresentou, neste espaço, uma palestra sobre a sua vida e obra. Esta vista inspirou o seu livro 'Poemas do Brasil'.

Maria Teresa Horta, de 80 anos, foi distinguida em 2016 com o Prémio de Consagração de Carreira, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Nessa ocasião, em declarações à Lusa, Maria Teresa Horta afirmou que "os escritores estão muito fechados no seu mundo literário", ao contrário da sua geração que sempre "se habituou a lutar pela liberdade e contra o fascismo".

"A participação do escritor não pode ser apenas através da palavra escrita, tem de ser também através da sua posição na sociedade, como ser humano, como pessoa. É extremamente importante e, nesta altura, está outra vez a voltar a ser muito importante", sublinhou.

A poeta considera que "se perdeu o sentido de comunidade, de grupo e a noção de solidariedade".

Maria Teresa Horta tem sido distinguida com alguns dos mais importantes prémios literários portugueses.

Jornalista de profissão, durante décadas, é uma das autoras das 'Novas Cartas Portuguesas' e possui uma vasta obra poética e também de ficção narrativa.

Em 2012, foi distinguida com o Prémio D. Dinis, da Fundação Casa de Mateus, pelo romance 'As Luzes de Leonor', galardão que também se recusou a receber das mãos do então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório