Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Joana Vasconcelos na programação do Guggenheim Bilbao para 2018

O Museu Guggenheim Bilbao irá incluir uma exposição individual da artista portuguesa Joana Vasconcelos na programação anunciada para o próximo ano, com o título 'I'm Your Mirror', a decorrer de junho a novembro de 2018.

Joana Vasconcelos na programação do Guggenheim Bilbao para 2018
Notícias ao Minuto

22:20 - 19/12/17 por Lusa

Cultura Museu

A mostra é comissariada por Petra Joos e Enrique Juncosa, curadores do Guggenheim Bilbao, vai incluir peças produzidas por Joana Vasconcelos nos últimos 20 anos e constitui a primeira exposição individual de um artista português neste museu, desde a sua abertura ao público, em outubro de 1997.

O Patronato da Fundação Guggenheim Bilbao aprovou na segunda-feira a programação da instituição para 2018, que vai obedecer ao tema global 'Fundamentos da arte atual', destacando-se, neste contexto, as retrospetivas dedicadas aos artistas Henri Michaux (1899-1984) e a Marc Chagall (1887-1985), segundo o comunicado do museu.

A "retrospetiva de seis décadas de experimentação" de Henri Michaux será inaugurada a 02 de fevereiro de 2018, ficando patente até 13 de maio, enquanto a mostra dedicada a Marc Chagall, no segundo semestre, se centra nos "anos decisivos" do artista de origem russa, em particular no período de 1911--1919, quando se verificou "a máxima evolução artística do autor", segundo o museu.

No âmbito das exposições temporárias do Guggenheim Bilbao, para 2018, inclui-se ainda uma retrospetiva dedicada ao escultor Alberto Giacometti (1901-1966), o regresso da coleção Thannhauser, de arte impressionista e pós-impressionista, depositada na instituição, uma exposição individual da artista basca Esther Ferrer e outra sobre a produção chinesa contemporânea.

'Architecture Effects', sobre as relações entre arte e arquitetura na era digital, com criações em vídeo dos artistas Michael Snow, Diana Thater e Javier Téllez, completa a programação de 2018, anunciada pelo Guggenheim Bilbao.

David Hockney, Amie Siegel e Annie Albers são os protagonistas de exposições individuais que se encontram atualmente patentes no Museu Guggenheim Bilbao.

A mostra de Joana Vasconcelos, no museu espanhol, acontece depois da presença no Palácio de Versalhes, em 2012, da presença na Bienal de Arte de Veneza, em 2013, que constituiu a representação oficial portuguesa, e da exposição no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, no mesmo ano.

A primeira exposição antológica de Joana Vasconcelos realizou-se em 2010, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, com o título "Sem Rede".

O Museu Guggenheim Bilbao recebeu este ano, de 1 de janeiro a 30 de novembro, mais de 1,2 milhões de visitantes, o que corresponde a um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2016, conforme um comunicado da instituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório