Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

As primeiras imagens de 'Mortal Engines', o novo épico de Peter Jackson

Da Terra Média para a tecnologia a vapor. Peter Jackson levantou esta segunda-feira o pano daquele que poderá ser um quarteto de filmes de ‘encher o olho’.

As primeiras imagens de 'Mortal Engines', o novo épico de Peter Jackson
Notícias ao Minuto

23:16 - 18/12/17 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Filmes

Chegaram à internet, esta segunda-feira, as primeiras imagens de ‘Mortal Engines’, o próximo mega empreendimento de Peter Jackson. Muito longe da Terra Média, o pano de fundo das sagas ‘Senhor dos Anéis’ e ‘Hobbit’, o realizador neozelandês trata agora as peripécias futuristas de um universo pós-apocalíptico, alicerçado na tecnologia a vapor (género ‘steampunk’).

‘Mortal Engines’, publicado em 2001, é o primeiro capítulo de um série de quatro livros da autoria de Philip Reeve, conhecido como ‘Mortal Engines Quartet’ ou ‘Predator Cities Quartet’. Inicialmente pensada como uma trilogia, acabou por merecer um quarto capítulo. São eles, além do primeiro: 'Predator's Gold' (2003), 'Infernal Devices' (2005) e 'A Darkling Plain' (2006).

Em Portugal, o primeiro livro (que dá nome à saga) está intitulado como ‘Engenhos Mortíferos’ (Editorial Presença, 2001). 

A saga versa sobre um universo pós-apocalíptico, milhares de anos após uma grande guerra, onde os recursos são escassos, obrigando os humanos a viver em cidades-naves 'predadoras' que circulam sobre engenharia a tracção, como se fossem máquinas de guerra gigantescas. Para sobreviver, estas cidades precisam de incorporar (ou 'engolir') outras, aproveitando-se dos seus recursos e escravizando os seus habitantes.

Peter Jackson publicou o primeiro teaser do filme, que deverá estrear a nível mundial em dezembro de 2018.

‘Mortal Engines’, com a chancela da Universal, é realizado por Christian Rivers mas produzido e adaptado para o grande ecrã por Peter Jackson, que se faz acompanhar no argumento pelas já habituais Fran Walsh e Philippa Boyens, que o acompanharam em todos os filmes do imaginário de J.R.R. Tolkien.

Entre os atores principais estão Robert Sheehan, Hera Hilmar, Hugo Weaving, Jihae, Leila George, Ronan Raftery e Stephen Lang.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório